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Estão abertas as matrículas para a Educação de Jovens e Adultos no segundo semestre 

Com idade mínima de 15 anos, os interessados em retomar os estudos podem se inscrever  presencialmente em uma das unidades ou online

Publicado em: 15/07/2025 17h15 | Atualizado em: 17/07/2025
Fotografia de uma sala de aula da Educação de Jovens e Adultos para ilustrar as matrículas abertas. Em primeiro plano um homem negro vestindo blusa marrom está sentado a frente de sua classe e escreve com um lápis em seu caderno. Em segundo plano há outros cinco educandos, sendo três mulheres e dois homens.

A realidade do trabalhador brasileiro é marcada por desafios significativos, principalmente para quem não pôde concluir os estudos regulares por diferentes motivos. Na maior metrópole do país, a situação não é diferente. Sendo assim, a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo (SME) reforça e incentiva a população a retomar os estudos por meio do programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Rede Municipal voltado para o Ensino Fundamental, desse forma as matrículas estão abertas para interessados. 

Os interessados podem se inscrever a qualquer momento em uma das unidades educacionais e dos CIEJAs (Centros Integrados da Educação de Jovens e Adultos) ou pelo portal EOL. Para isso, basta ter 15 anos completos ou mais. São cinco formas de atendimento. 

  • Regular – oferecida nas escolas da Rede Municipal em período de 4 horas;
  • CIEJAs (Centros Integrados da Educação de Jovens e Adultos) – funcionam de manhã, tarde e à noite, com aulas de 2 horas e 15 minutos;
  • EJA Modular – oferecida nas escolas com 2h15 de aulas diárias no período noturno;
  • Movimento de Alfabetização de São Paulo – MOVA/SP – oferecido em entidades conveniadas com a SME;
  • Centros Municipais de Capacitação e Treinamento – CMCT – oferecem cursos básicos profissionalizantes de curta duração, em duas unidades em São Miguel Paulista, Zona Leste de São Paulo.

Assim que é feita a matrícula, o estudante já pode acessar as aulas. As unidades possuem turmas nos três períodos (manhã, tarde e noite). Os documentos necessários para se matricular são: RG, CPF, comprovante de endereço (conta de água, luz, telefone – própria, da casa de acolhida ou abrigo em que a pessoa estiver vinculada); comprovante de escolaridade (histórico escolar ou declaração de transferência emitida pela unidade educacional de origem).

É importante informar que se o estudante não tiver essa documentação, a matrícula pode ser realizada por meio de um cadastro simples na secretaria da unidade educacional e levar os documentos posteriormente, iniciando os estudos imediatamente. Caso não tenha comprovante de escolaridade, a unidade educacional providenciará uma classificação para saber qual etapa é a mais adequada para iniciar os estudos. 

 

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