Notícias

SME realiza seminário sobre cultura escrita na Educação Infantil e lança documento orientador 

Evento reúne educadores para discutir a escrita como direito humano e fortalecer práticas de linguagem na primeira infância

Publicado em: 24/04/2026 15h42 | Atualizado em: 24/04/2026
Imagem com o fundo azul e o texto "Seminário "Já Juntos pela Aprendizagem - Cultura e Escrita e Leitura na Educação Infantil".

A Secretaria Municipal de Educação (SME) de São Paulo realiza neste sábado (25) o seminário “Já Juntos pela Aprendizagem – Cultura e Escrita na Educação Infantil”, com foco na qualificação das práticas de linguagem na primeira infância. O evento acontece na UniNove – Campus Memorial, localizado na Rua Francisco Matarazzo, 364, das 9h às 14h, e marca o lançamento do Documento Orientador Cultura Escrita na Educação Infantil.

A programação contará com o relato de prática do Centro de Educação Infantil (CEI) Jardim Santa Tereza, da DRE Freguesia/Brasilândia, em articulação com a Formação em Contexto. Serão apresentadas práticas que envolvem leitura literária, produção de narrativas, uso de diferentes gêneros textuais e a participação ativa das crianças em situações de linguagem.  

O evento inclui ainda a aula magna “A escrita como direito humano”, com Maria Carmem Barbosa, a palestra interativa “Oralidade no desenvolvimento infantil”, com Dianne Mello, a oficina “Brincadeiras cantadas, cultura e vínculos”, conduzida por Elaine Silva e Bruna Galluccio Ferreira e a presença do Professor Alexsandro dos Santos, Subsecretário da Política Nacional Integrada de Primeira Infância no Ministério da Educação. 

As discussões do seminário partem da compreensão da escrita como direito humano e prática cultural presente desde as primeiras experiências de linguagem na Educação Infantil. Nesse sentido, destacam a integração entre oralidade, escuta, leitura e escrita, entendendo a alfabetização como um processo construído nas interações e vivências das crianças. 

O encontro também fortalece a troca de saberes ao articular produção teórica, experiências da rede e diretrizes institucionais, reafirmando a alfabetização como uma construção coletiva e contínua. As experiências apresentadas não são modelos a serem reproduzidos, mas referências que incentivam a reflexão sobre as práticas pedagógicas, respeitando os diferentes contextos e valorizando a autoria docente e o protagonismo infantil. 

Documento Orientador de Cultura Escrita na Educação Infantil 

O Documento Orientador de Cultura Escrita na Educação Infantil representa um marco na Rede Municipal de Ensino (RME) ao sistematizar uma concepção de alfabetização entendida como processo contínuo, dinâmico e relacional, iniciado desde as primeiras experiências de linguagem dos bebês. 

Ao reconhecer a escrita como prática cultural e direito humano fundamental, o material orienta o trabalho pedagógico a partir da imersão das crianças em práticas sociais de linguagem orais, escritas, gestuais, corporais,  integradas às interações, às brincadeiras e ao cotidiano das unidades educacionais.  

O material foi elaborado pela Divisão de Educação Infantil (DIEI) que integra a  Coordenadoria Pedagógica (COPED) da SME. O documento foi construído a partir de um processo de estudos, pesquisas, visitas e muitas trocas entre educadoras, educadores, formadoras e formadores das Divisões Pedagógicas (DIPEDs) dos 13 territórios para garantir con­cepções e propostas alinhadas ao Currículo da Cidade: Educação Infantil. 

Evento com certificação 

Os participantes receberão certificado de 20 horas, sendo 6 horas presenciais no seminário e 14 horas online, referentes ao estudo dos materiais e à realização de atividades na plataforma Sistema de Gestão de Aprendizagem (SGA). Para a certificação, é necessário participação de 100% no evento e cumprimento das atividades propostas na plataforma. 

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia ilustrativa de um espaço preparado para atividades culturais voltadas à primeira infância. No centro do ambiente há um tapete circular colorido, cercado por instrumentos de musicalização, como tambor e baquetas, além de materiais circenses, incluindo claves de malabarismo, bambolês, pratos de equilíbrio, tecidos coloridos e um balde decorado com estrelas. Ao fundo, destaca-se uma pequena tenda de circo nas cores vermelha, amarela e azul, além de colchonetes, estruturas de psicomotricidade e brinquedos distribuídos pelo espaço. A sala é ampla, iluminada por grandes janelas, e representa um ambiente lúdico destinado a experiências de teatro, musicalização, circo e desenvolvimento infantil.

Semana Municipal da Primeira Infância leva atrações culturais aos CEUs 

Publicado em: 07/08/2026 5h30 - em Secretaria Municipal de Educação

Estudantes seguram bandeiras durante cerimônia esportiva em ginásio.

Olimpíadas Estudantis 2026 reúnem mais de 220 mil participações na maior edição da história

Publicado em: 07/08/2026 4h15 - em Secretaria Municipal de Educação

Tamanho Site (35)

Participantes de Ju-Jitsu do CEU Vila Rubi representam o Brasil no Pan-Americano

Publicado em: 07/08/2026 1h58 - em Diretoria Regional de Educação Capela do Socorro

Imagem mostra um estudante da Rede Municipal de Ensino ajoelhado em uma horta, realizando o manejo de uma plantação de couve. A imagem destaca apenas o tronco, os braços e as mãos da estudante, sem exibir o rosto. Vestindo uniforme escolar nas cores branca e azul-marinho, a estudante toca cuidadosamente a terra ao redor das plantas. Ao fundo, outras hortaliças aparecem desfocadas, reforçando o ambiente de cultivo. A cena representa atividades de educação ambiental, agricultura urbana e aprendizagem prática relacionadas ao cuidado com a natureza e à alimentação saudável.

Rolê Agroecológico terá nova edição na Rede Municipal 

Publicado em: 07/08/2026 10h00 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia da fachado do Centro de Educação Infantil Heloisa Luck.

Região oeste de SP ganha duas novas unidades educacionais para ampliar o atendimento na Educação Infantil

Publicado em: 06/08/2026 4h49 - em Diretoria Regional de Educação Pirituba

«1 2 3 1.685