Notícias

Crianças do CEI Joaquim Thomé Filho constroem novas formas e espaços de brincar

Ação gerou maior interação entre as crianças e ausência de conflitos durante as atividades

Publicado em: 03/05/2019 18h07 | Atualizado em: 30/11/2020

brincarnoCEI_740X430.jpg

Crianças do Centro de Educação Infantil (CEI) Joaquim Thomé Filho, da Diretoria Regional de Educação (DRE) Jaçanã / Tremembé, constroem juntas novas formas e espaços de brincar. O início desta ação aconteceu em fevereiro de 2019 por conta dos conflitos existentes entre as crianças nas disputas pelos brinquedos e espaços para brincar.

Cerca de 24 crianças, entre 0 e 3 anos participam desta ação, que segue até o final do ano letivo. Mediadas
pelas Professoras Michelle Mendonça e Nathália Santos, o projeto reestrutura a prática pedagógica e problematiza estereótipos presentes nos materiais da Educação Infantil.

No início do projeto, a turma abriu mão de todos os brinquedos e com a ajuda das famílias e dos Professores, foi surgindo uma nova forma de ocupar e brincar nos diferentes territórios de aprendizagem da escola.

A partir desta ação, o projeto ganhou um nome, “Re/Construir um lugar: de invenção, investigação e pertencimento”, um trabalho que promove o protagonismo das crianças em contato a arte e a natureza, estimulando-as a terem um olhar criativo e sensível sobre o mundo e sobre si mesmas.

No decorrer das atividades, foram estabelecidas rodas de conversa entre as crianças, possibilitando momentos de criação, interação e brincadeiras.

Neste projeto, grande parte dos brinquedos confeccionados são recolhidos da própria natureza: gravetos, pinhas, pedras, madeira, folhas, sementes, flores, cascas de arvores e palha, além disso, as crianças podem escolher
os espaços e quais brincadeiras criadas pela turma serão vivenciadas.

A Professora Michelle Mendonça observou durante as atividades algumas mudanças significativas, como a ausência de conflitos por causa dos objetos, maior interação entre as crianças durante as brincadeiras, e uma constante ressignificação dos objetos nos mais variáveis contextos.

De acordo com a Professora Nathália, havia a necessidade de estabelecer uma proposta mais sensível e que contemplasse a escuta das crianças, gerando transformação nos espaços, resultando em um ambiente acolhedor e inspirador.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Food Revolution apresenta oficina com refugiada síria

Codae realiza evento sobre culinária e cultura árabe

Publicado em: 31/05/2016 1h57 - em Alimentação Escolar

Festa Junina no CEU Alto Alegre

Festa Junina no CEU Alto Alegre

Publicado em: 31/05/2016 11h50 - em CEU e COCEU

DRE Penha realiza o X Festival Regional de Xadrez por Equipe

DRE Penha realiza o X Festival Regional de Xadrez por Equipe

Publicado em: 31/05/2016 11h49 - em CEU e COCEU

CEFAI da DRE Guaianases realiza primeiro Encontro com Pais

CEFAI da DRE Guaianases realiza primeiro Encontro com Pais

Publicado em: 31/05/2016 11h15 - em Diretoria Regional de Educação Guaianases

Unidades Educacionais da DRE Guaianases participam de desfile em comemoração ao aniversário do bairro

Unidades Educacionais da DRE Guaianases participam de desfile em comemoração ao aniversário do bairro

Publicado em: 31/05/2016 11h14 - em Diretoria Regional de Educação Guaianases

1 1.207 1.208 1.209 1.210 1.211 1.444