Notícias

CEFAI da DRE Guaianases realiza primeiro Encontro com Pais

Atividade foi realizada em parceria com o Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência.

Publicado em: 31/05/2016 11h15 | Atualizado em: 30/11/2020

primeiro_encontro_com_pais_740_x_430.jpg

Na última sexta feira, dia 20 de maio, o Centro de Formação e Acompanhamento à Inclusão (CEFAI) da Diretoria Regional de Educação (DRE) Guaianases, realizou, em parceria com o Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (CMPD), o primeiro Encontro com Pais e Responsáveis dos alunos com deficiência, transtorno global do desenvolvimento e altas habilidades. O objetivo do encontro foi proporcionar a troca de informações, experiências e a interação entre as famílias e as Professoras de Apoio e Acompanhamento à Inclusão (PAAIs).

O evento foi realizado no auditório do CEFAI Guaianases e foi aberto pelo Diretor de Regional de Educação de Guaianases, Edson Luis Amário. Em seguida foi realizada a exibição de um vídeo mostrando as atividades desenvolvidas nas Unidades Educacionais envolvendo os alunos com deficiência. Em seguida, todas as PAAIs do Centro de Formação e Acompanhamento à Inclusão Guaianases foram apresentadas.

Houve, ainda, uma apresentação da música “Ser Diferente é Normal”, de Vinicius Castro, interpretada na Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) pela PAAI Tatiana Aparecida Milanez, especialista em Deficiência Auditiva.

Dando prosseguimento ao encontro, a Coordenadora do CEFAI, Ana Marcia Ferreira Gianezi, falou sobre as ações desenvolvidas na Educação Especial a partir da perspectiva da educação inclusiva e as barreiras que ainda comprometem os direitos de acesso ao currículo dos alunos com deficiência.

Posteriormente, a representante do CMPD, Jô Nunes, falou da importância da parceria com as Unidades Educacionais e expôs as suas experiências ao conviver com a filha Jéssica que possuía a Síndrome de Williams, que se dá a partir de uma alteração genética no sétimo par de cromossomo. O portador da síndrome pode apresentar problemas cardíacos, alterações faciais, como lábios grandes, nariz pequeno e dificuldade de locomoção.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Três crianças estão pintando uma faixa. Atrás dela há uma mulher orientando elas.
Fotografia mostra parte do rosto de duas pessoas que estão estudando atrás de uma mesa com livros e cadernos.
Montagem com três fotos. A da esquerda mostra uma mulher negra com a mãe no cabelo, que está preso. No meio vemos um homem negro com braços cruzados. Na esquerda há uma mulher negra de cabelo solto e mão no queixo.

Projeto Pérola Negra leva maquiagem, produção e fotos profissionais à comunidade escolar negra

Publicado em: 22/09/2023 9h00 - em Secretaria Municipal de Educação

Foto de um homem negro sorrindo de braços cruzados na frente de uma lousa com equações matemáticas.

SME divulga resultados definitivos de provas práticas e avaliação de títulos para concurso público

Publicado em: 21/09/2023 3h27 - em Secretaria Municipal de Educação

Imagem com cartaz de divulgação da 20ª Semana de Alfabetização do MOVA-SP 2023 - Combatendo Preconceito para Transformação Social

SME realiza a 20ª Semana de Alfabetização do MOVA-SP

Publicado em: 21/09/2023 12h17 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.383