Notícias

Codae realiza evento sobre culinária e cultura árabe

Oficina “Sabores da Síria” ocorreu no Mercado Municipal, oferecendo dicas culinárias, além de uma conversa sobre a cultura síria.

Publicado em: 31/05/2016 13h57 | Atualizado em: 30/11/2020

A Coordenação de Alimentação Escolar (CODAE) realizou a oficina Sabores da Síria no Espaço Gourmet do Mercado Municipal, no dia 24 de maio e contou com a participação de 26 pessoas de várias partes de São Paulo e também do Guarujá. Durante o evento, a refugiada síria Muna Darweesh deu dicas culinárias, contou um pouco da sua história e do seu país. “Vim para São Paulo com meu marido e meus quatro filhos, fugindo da guerra. Lá, trabalhava como professora, mas, em São Paulo, vendo comidas típicas”, explicou. “Aprendi a culinária com a minha mãe. Quase todas as mulheres do meu país cozinham. Para casar, precisa sabercozinhar!”, completou Muna.

O evento foi uma parceria entre a CODAE, a Secretaria de Desenvolvimento Trabalho e Empreendedorismo (SDTE) e o Mercado Municipal.

Muna afirma que se sentiu muito bem recebida em seu novo país. “Os brasileiros são muito tolerantes. O governo concedeu cidadania aos meus filhos e eu obtive o visto de residência na semana passada. Estou muito grata”, contou em meio a aplausos da plateia.

Logo após preparar homus, prato tradicional árabe, ensinando o passo a passo, Muna serviu a iguaria para uma grande degustação coletiva.

A oficina fez parte da Food Revolution, evento mundial criado pelo chef inglês Jamie Oliver para promover a alimentação saudável e estimular as pessoas a cozinhar por si mesmas, em vez de depender da comida industrializada. A CODAE celebra o evento todos os anos com diversas atividades, tanto internas quanto abertas ao público, como foi esta oficina.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Sme Na Bienal

Bienal do Livro começa neste sábado e estande da SME recebe grandes nomes da literatura brasileira

Publicado em: 01/07/2022 4h18 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia mostra 20 crianças, 18 em pé e 2 ajoelhadas à frente. As que estão ajoelhadas seguram desenhos e uma que está em pé atrás dela segura outro. Uma das crianças que está em pé segura o livro

Estudantes de EMEI enviam cartas para instituição que acolhe refugiados no Rio de Janeiro

Publicado em: 01/07/2022 3h19 - em Secretaria Municipal de Educação

Merendeira servindo refeição para estudante
Fotografia mostra 17 estudantes e uma professora, eles estão em duas filas uma atrás da outra e a professora está ao centro. A professora veste uma camiseta preta da AEL e uma saia preta. Todos os estudantes vestem a mesma camiseta, uma capa prateada e uma medalha.

Rede Municipal de SP ganha Academia Estudantil de Letras Carolina Maria de Jesus

Publicado em: 30/06/2022 2h16 - em Academia Estudantil de Letras

Imagem mostra as mãos de uma pessoa fazem sinal em Libras.

Polo UniCEU Casa Blanca tem inscrições abertas para graduação em Letras

Publicado em: 30/06/2022 11h47 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.250