Notícias
Autoavaliação Institucional Participativa
DIEI socializa relatórios técnicos, recomendações e Carta de Princípios sobre Autovaliação nas escolas de Ed. Infantil da RME
Publicado em: 23/12/2016 9h50 | Atualizado em: 04/05/2021A Divisão de Educação Infantil (DIEI) da Secretaria Municipal de Educação, com o objetivo de dar visibilidade e transparência a todo o processo desenvolvido junto às Diretorias Regionais de Educação (DREs) e as Unidades de Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino sobre a prática da Autoavaliação Institucional Participativa, por meio do uso dos Indicadores de Qualidade da Educação Infantil Paulistana, socializa os relatórios técnicos e as recomendações feitas pela assessoria contratada entre os anos de 2013 e 2016.
A partir da assessoria prestada durante os últimos quatro anos na SME, as Professoras Maria Malta Campos e Bruna Ribeiro, especialistas e pesquisadores em Avaliação na Educação Infantil, elaboraram relatórios técnicos que descrevem e analisam o processo de implantação dos Indicadores de Qualidade da Educação Infantil Paulistana, nas unidades de Educação Infantil da RME (rede direta e conveniada), no período de 2013 – 2014 e no período de 2015 – 2016.
Além dos relatórios, a DIEE também disponibiliza a Carta de Princípios da Autovaliação nas Unidades de Educação Infantil da RME-SP com alguns tópicos gerais que foram adotados ao longo dos quatro anos e que precisam ser respeitados na garantia da continuidade do processo. Esta carta apresenta os 10 princípios que orientam as autoavaliações institucionais participativas nas unidades diretas e conveniadas da Rede paulistana de Educação Infantil.
Acesse a Carta de Princípios da Autoavaliação.
“Consideramos que esse trabalho foi de suma importância e envolvimento para as escolas e apostamos na sua continuidade para que a prática da Autoavaliação Institucional Participativa se fortaleça cada vez mais como uma forma de aproximação e construção de vínculos entre as famílias e as Unidades Escolares, além de contribuir para a efetivação de uma gestão democrática e aprimoramento do Projeto Politico Pedagógico”, enfatiza a Diretora da Divisão de Educação Infantil, Sonia Larrubia.
A cidade de São Paulo possui mais de 2.500 escolas de Educação Infantil municipais que atendem cerca de 500 mil bebês e crianças de 0 a 5 anos. O processo de Autoavaliação Institucional Participativa aconteceu em todas as unidades e envolveu as equipes das Unidades Educacionais, familiares/responsáveis, pessoas da comunidade, supervisoras e supervisores escolares, representantes das entidades mantenedoras das Unidades conveniadas.
Indicadores de Qualidade da Educação Infantil Paulistana – documento teve sua versão final lançada no início de 2016 e é fruto do diálogo intenso e de escuta da RME em parceria com o Grupo de Trabalho – GT de escrita composto por representantes das 13 Diretorias Regionais de Educação – DREs, Equipes das DIPEDs – Divisões Pedagógicas, Diretores de Escola, Professores, Coordenadores Pedagógicos, Assistentes de Diretor e Supervisores Escolares que acompanham as ações da Educação Infantil.
O documento propõe a construção de uma cultura de Autoavaliação Institucional Participativa que contempla o envolvimento de todos os atores que integram as práticas educativas nas Unidades de Educação Infantil: bebês, crianças, suas famílias e responsáveis, docentes, gestoras e gestores, demais educadoras e educadores e a própria Secretaria Municipal de Educação, colaborando para o fortalecimento da gestão democrática e intensificando os diálogos entre as Unidades Educacionais, famílias/responsáveis, comunidade e destas com as DREs e SME.
Acesse o documento clicando aqui.
Notícias Mais Recentes
Secretaria Municipal de Educação
Prefeitura de SP destina de forma inédita R$ 55,7 milhões às unidades educacionais por critério de vulnerabilidade dos estudantes
Secretaria Municipal de Educação
EMEI Mário de Andrade organiza Dia da Família com vivências na horta
Diretoria Regional de Educação Guaianases
DRE Guaianases promove lançamento do Núcleo de Atenção à Saúde do Servidor – NASS
Secretaria Municipal de Educação
Prefeitura de SP destina de forma inédita R$ 55,7 milhões às unidades educacionais por critério de vulnerabilidade dos estudantes
Secretaria Municipal de Educação
CEU Parque São Carlos realiza festival de vivências paralímpicas
Secretaria Municipal de Educação
Inscrições abertas para o 8º Prêmio Territórios Tomie Ohtake
Relacionadas
CEU Cidadão e Festa Junina no Vila do Sol
Publicado em: 25/05/2016 4h55 - em CEU e COCEU
CEMEI é inaugurado no Jardim Jaqueline na zona oeste
Publicado em: 25/05/2016 4h44 - em Diretoria Regional de Educação Butantã
Bairro União Vila Nova ganha mais um CEI
Publicado em: 25/05/2016 10h04 - em Diretoria Regional de Educação São Miguel
DRE Capela do Socorro realiza X Torneio Regional de Xadrez por Equipes
Publicado em: 25/05/2016 9h47 - em Diretoria Regional de Educação Capela do Socorro
Plateia SME – edição de 24 de maio
Publicado em: 25/05/2016 9h33 - em CEU e COCEU