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270 merendeiras são premiadas com workshop
Prêmio Educação Além do Prato chega à 3ª fase
Publicado em: 04/07/2016 12h54 | Atualizado em: 30/11/2020
O Prêmio Educação Além do Prato, promovido pelo Departamento de Alimentação Escolar da Secretaria Municipal de Educação (SME), está a todo vapor. No mês de novembro, 270 merendeiras das unidades escolares selecionadas para a terceira fase participaram do “Workshop Arte na Cozinha”, promovido pela SME em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC).
No encontro, as merendeiras puderam conhecer técnicas de preparo para os diversos alimentos que fazem parte da merenda escolar.
A chefe de cozinha do SENAC, Fernanda Tsumura, ministrou o workshop às merendeiras. Ela tem participado de alguns júris de receitas nas Diretorias Regionais de Educação e conta que ter a possibilidade de troca de experiências com as profissionais que trabalham nas unidades educacionais é sempre muito enriquecedor. “As merendeiras têm vontade de aprender e possuem a habilidade e a força de vontade que vêm da necessidade do dia a dia”, disse Fernanda.
A partir da terceira fase (semifinal), os projetos serão julgados pelas características sensoriais da receita, em cozinhas escolares de cada Diretoria Regional de Ensino (DRE) e na quarta e última etapa, as receitas finalistas serão preparadas em uma cozinha profissional.
Sobre o Prêmio Educação Além do Prato – a iniciativa, liderada pela Secretaria Municipal de Educação em parceria com o Programa São Paulo Carinhosa – Política para o Desenvolvimento Integral da Primeira Infância, conta com o apoio de diversos parceiros institucionais e da sociedade civil para fomentar estratégias capazes de garantir a inserção transversal do tema “alimentação” nos projetos pedagógicos das Unidades Educacionais.
Serão premiadas as ações de mobilização que promovam a melhoria de hábitos alimentares dos alunos, a partir de três eixos: a valorização de merendeiros, a promoção da discussão sobre alimentação na comunidade educativa (alunos e suas famílias, educadores, demais profissionais de educação) e o engajamento de parceiros e concorrentes da alimentação no âmbito territorial da escola.
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