Notícias

EMEF Tamandaré comemora 60 anos

A escola recebeu a comunidade em mais um Dia da Família com muita festa.

Publicado em: 21/12/2016 11h23 | Atualizado em: 30/11/2020
apresentacao_coordenadora_pedagogica_740_x_430.jpg

Por Imprensa Jovem Rádio Calafrio

Foi com muita alegria que a EMEF Almirante Tamandaré assoprou as velinhas no dia 26 de novembro! Depois de passar por uma longa reforma, pinturas interna e externa e uma mudança no visual dos muros sob a gestão do diretor Arli José Fernandes, o batuque dos martelos foram substituídos pelo som de muita música, dança e trabalhos artísticos.

A festa começou logo cedo com apresentações de trabalhos dos alunos do Ensino Fundamental II e, em seguida, a quadra foi tomada pela energia contagiante dos alunos da professora de Educação Física Raquel da Costa Vieira, que apresentou “Dançando pelas décadas”. Ora tradicional, ora contemporâneo, os alunos deram um show de dança, mostrando seis décadas de música, desde a clássica “Quizás” de Nat King Cole até “Inclassificáveis” de Arnaldo Antunes. A plateia ainda foi convidada a dançar “Vou desafiar você” de MC Sapão e também não fez feio!

No fim da manhã foi a vez dos alunos do Ensino Fundamental I mostrar que também têm ginga nos pés e um figurino de primeira! A coordenadora pedagógica Simone Silva abriu as apresentações com os quintos anos da tarde através de uma retrospectiva das últimas décadas. “Universo Tamandaré – Uma história de sucesso” emocionou o público com várias meninas vestidas de branco dançando sob efeito de luzes, formando um cenário futurístico. “Quando comemoramos os 50 anos da escola eu já era professora de Sala de Leitura e havia também um projeto chamado “A linguagem artística na construção do currículo”. A dança com a música “The Final Countdown” também foi a abertura há 10 anos e a ideia era contar um pouco da história com diversas linguagens, por isso a utilização da dança e das faixas. Na original ainda havia falas no meio da dança. Essa versão foi uma adaptação, foi um flashback, um momento para a comunidade e professores que estiveram presentes na festa dos cinquenta anos entrarem no clima da comemoração, além de ser um passeio pelas décadas”, explicou a coordenadora pedagógica Simone Silva.

A professora de Educação Física Regina Ferreira Nascimento deu sequência com “Almirante Tamandaré no mundo do Xadrez”. Com um tabuleiro servindo de palco, a apresentação misturou música e encenação para contar um pouco da História do Xadrez na escola. O show prosseguiu com a professora da Sala de Leitura Valéria Silva, que colocou as famílias presentes a bordo do “Navegando pelo mundo da Literatura Infantil”. Os alunos dos primeiros anos vieram embalados com seus topetes, óculos e saias de bolinhas, típicos dos anos 50 com a música “Ele é o bom”. A professora também apresentou “Emília”, “Superfantástico” – que nostalgiou a plateia, “Amiguinhos” e um cordel.

Depois de tantos gêneros musicais, ele não poderia ficar de fora. O samba marcou presença com as professoras Patrícia Costa Pedro, Rita de Cássia Guimarães e Ana Paula Antunes. Os quintos anos da manhã subiram ao palco com chocalhos e fizeram as famílias entrarem “Nos embalos do samba”, que trouxe uma encenação e trechos de clássicos do samba. Segundo a professora Rita de Cássia, a ideia era representar a vivência em sala de aula e demonstrar que os conteúdos trabalhados não são impostos, e sim dialogados com os alunos. “A encenação tinha como pano de fundo uma sala de aula de 5° ano que, empolgada com a comemoração de 60 anos da escola, pensou em festejar a data abordando o centenário do samba, trazendo uma retrospectiva dos sambas mais marcantes de cada década, desde a fundação da escola”, completou a professora Ana Paula Antunes.

O especial Dia da Família na Escola também foi uma oportunidade de mostrar os trabalhos desenvolvidos nos Projetos de Xadrez, Rádio e Imprensa Jovem, Percussão e Meio Ambiente. “Nós apresentamos o jardim com materiais recicláveis, a compostagem com sementes e outros trabalhos dos alunos”, contou a professora Iranete Márcia de Almeida do Projeto de Meio Ambiente.

Finalizando a festa, os alunos dos segundos anos das professoras Laura de Fátima Antonio, Flávia Silva e Ana Lúcia Pontes apresentaram “60 anos de Tamandaré – O musical” sob orientação das professoras Flávia Silva e Ludmilla Mignaco. “O musical foi resultado de um trabalho em parceria com alguns profissionais da unidade escolar. Ressalto a importância dos alunos terem demonstrado outras habilidades e linguagens. Foi um projeto que me orgulhou muito”, comentou a professora Flávia.

Há 11 anos na escola e chamada carinhosamente pelos alunos de “Tia Lúcia”, a auxiliar técnica de educação Maria Lúcia de Mesquita se emocionou ao falar da festa: “todo o evento foi lindo demais, as luzes, as fantasias, adorei todas as músicas e as danças dos alunos!”.

Saiba mais em: somarrepiante.wix.com/radiocalafrio

Clique aqui para ver a galeria de fotos

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

1 2 3 1.212