Orientações aos Professores
O Programa Aprender e Ensinar no Ensino Fundamental, instituído pela Instrução Normativa SME nº 42/2022, organiza em quatro estratégias fundamentais o trabalho pedagógico, considerando as especificidades de cada ciclo de aprendizagem e um olhar integral a cada sujeito nos processos de aprender e ensinar, estabelecendo as ações para 2023 que objetivam a garantia dos direitos de aprendizagem de nossos estudantes.
01- FORMAÇÃO CONTINUADA: Direito constituído na Rede, pauta-se na autonomia das Unidades Educacionais como polos de produção de conhecimento e reflexão sobre suas práticas. Ações formativas planejadas pela Rede, como:
- formação presencial para professores alfabetizadores na perspectiva Rede formando a Rede;
- cursos de todos os componentes curriculares que considerem as especificidades de cada área;
- o Projeto Formação da Cidade remodelado a partir da escuta das escolas,
Objetivam favorecer a qualificação da prática e contribuir para os estudos mais aprofundados e de acordo com as necessidades em horário coletivo que cada equipe realiza, com vistas ao alcance das metas de aprendizagem estabelecidas em São Paulo.
02- MATERIAIS DIDÁTICOS: Para apoiar e potencializar as práticas didáticas realizadas em cada espaço escolar, oferecemos aos nossos estudantes materiais didáticos pensados para cada ciclo de aprendizagem, contendo recursos para a organização de ambientes alfabetizadores, espaços educadores, subsídio à ação docente, tanto nas aulas regulares como nas ações de recuperação paralela e contínua. Investimos no acervo da Sala de Leitura, acervo das salas de aula e no programa Minha Biblioteca, bem como no acervo de livros para as salas de professores. A Plataforma do Currículo Digital (https://curriculo.sme.prefeitura.sp.gov.br/ ) reúne os materiais didáticos digitais, sequências de atividades, sugestões de projetos, registros de TCAs já realizados que servem de inspiração e aplicação do professor nos momentos de planejamento das aulas.
03- FORTALECIMENTO DAS APRENDIZAGENS:
- Recuperação Contínua: realizada pelos docentes das classes/turmas, no horário regular dos estudantes, com atividades presenciais e estratégias diferenciadas que os levem a superar suas dificuldades.
- Recuperação Paralela: realizada no contraturno escolar, com ações específicas destinadas aos estudantes que apresentam dificuldades na consecução dos objetivos de aprendizagem e desenvolvimento propostos para cada ano e/ou ciclos no Currículo da Cidade.
04- AÇÕES DE ACOMPANHAMENTO:
- O Acompanhamento das Aprendizagens na Rede é concebido como ação intencional e permanente que prevê registro, planejamento e intervenção dos processos de ensino e aprendizagem, com o objetivo de problematizar e sistematizar os avanços nas aprendizagens, as dificuldades já superadas e o que permanece como desafio.
- Para saber mais acesse: Organização Pedagógica 2023 e Organização Pedagógica 2024.