Ensino Fundamental

Aprender E EnsinarO Programa Aprender e Ensinar no Ensino Fundamental, instituído pela Instrução Normativa SME nº 42/2022, organiza em quatro estratégias fundamentais o trabalho pedagógico, considerando as especificidades de cada ciclo de aprendizagem e um olhar integral a cada sujeito nos processos de aprender e ensinar, estabelecendo as ações para 2023 que objetivam a garantia dos direitos de aprendizagem de nossos estudantes.

 

 

01- FORMAÇÃO CONTINUADA: Direito constituído na Rede, pauta-se na autonomia das Unidades Educacionais como polos de produção de conhecimento e reflexão sobre suas práticas. Ações formativas planejadas pela Rede, como:

  • formação presencial para professores alfabetizadores na perspectiva Rede formando a Rede;
  • cursos de todos os componentes curriculares que considerem as especificidades de cada área;
  • o Projeto Formação da Cidade remodelado a partir da escuta das escolas,

Objetivam favorecer a qualificação da prática e contribuir para os estudos mais aprofundados e de acordo com as necessidades em horário coletivo que cada equipe realiza, com vistas ao alcance das metas de aprendizagem estabelecidas em São Paulo.

02- MATERIAIS DIDÁTICOS: Para apoiar e potencializar as práticas didáticas realizadas em cada espaço escolar, oferecemos aos nossos estudantes materiais didáticos pensados para cada ciclo de aprendizagem, contendo recursos para a organização de ambientes alfabetizadores, espaços educadores, subsídio à ação docente, tanto nas aulas regulares como nas ações de recuperação paralela e contínua. Investimos no acervo da Sala de Leitura, acervo das salas de aula e no programa Minha Biblioteca, bem como no acervo de livros para as salas de professores. A Plataforma do Currículo Digital (https://curriculo.sme.prefeitura.sp.gov.br/ ) reúne os materiais didáticos digitais, sequências de atividades, sugestões de projetos, registros de TCAs já realizados que servem de inspiração e aplicação do professor nos momentos de planejamento das aulas.

03- FORTALECIMENTO DAS APRENDIZAGENS:

  • Recuperação Contínua: realizada pelos docentes das classes/turmas, no horário regular dos estudantes, com atividades presenciais e estratégias diferenciadas que os levem a superar suas dificuldades.
  • Recuperação Paralela: realizada no contraturno escolar, com ações específicas destinadas aos estudantes que apresentam dificuldades na consecução dos objetivos de aprendizagem e desenvolvimento propostos para cada ano e/ou ciclos no Currículo da Cidade.

04- AÇÕES DE ACOMPANHAMENTO:

  • O Acompanhamento das Aprendizagens na Rede é concebido como ação intencional e permanente que prevê registro, planejamento e intervenção dos processos de ensino e aprendizagem, com o objetivo de problematizar e sistematizar os avanços nas aprendizagens, as dificuldades já superadas e o que permanece como desafio.Organização 2023 Pag 28- fluxo com as palavras : Planejamento, Intervenção e Registro
  • Para saber mais acesse: Organização Pedagógica 2023 e Organização Pedagógica 2024.