Ensino Fundamental

três estudantes do projeto PAP realziando uma pesquisa investigativa de observação com lupaO Projeto de Apoio Pedagógico da Rede Municipal de Ensino tem por objetivo atender aos estudantes por meio de percursos didáticos que considerem as singularidades dos processos de aprendizagens, visando à garantia de seus direitos de aprendizagem. Atende, prioritariamente, aos estudantes do Ciclo interdisciplinar que não se apropriaram dos Objetos de Conhecimento e Objetivos de Ensino e Aprendizagem propostos pelo Currículo da Cidade.
No ano de 2023, além da modalidade de recuperação paralela, nas turmas que atendem ao estudante em seu contraturno de aula, investiremos na modalidade de recuperação contínua, por meio de Projetos Colaborativos organizados no horário regular de estudo, com aulas em dupla regência (dos professores de diversas áreas, juntamente com o PAP.
Para subsidiar a realização da ação de recuperação paralela e contínua do Projeto de Apoio Pedagógico, a SME em parceria com as Diretorias Regionais de Educação, realizará, mensalmente, encontros formativos com as professoras do Projeto, com o intuito de articular os diferentes contextos educacionais e os Objetivos propostos pelo PAP.
Dessa forma, a atuação da professora de PAP deve ser constituída em parceria com a Equipe Gestora e demais docentes, com a finalidade de garantir o pleno direito às aprendizagens, com ênfase na leitura, escrita e resolução de problemas, e na participação ativa em projetos pedagógicos, por meio da mobilização e mediação didática, na diversidade das metodologias das aulas e no acompanhamento das aprendizagens dos estudantes.

Materiais: