Ensino Fundamental

Capa do Curriculo da Cidade de História O ensino de História pode contribuir para a formação de crianças, jovens e adultos que moram na Cidade de São Paulo e que pertencem a uma sociedade complexa com sua diversidade cultural e histórica e imersa em um contexto histórico nacional e mundial, com demandas que valorizam a interatividade e equidade entre os povos, as culturas, os gêneros, as etnias e os variados grupos sociais, envolvendo abertura para debates, intercâmbios e assimetria de poder.

O Currículo da Cidade- História  considera que os conteúdos estudados e os trabalhos produzidos em História na escola decorrem de um múltiplo diálogo entre a história da disciplina, as práticas e escolhas dos professores, da área de conhecimento de referência, das solicitações de estudantes e de suas famílias, dos materiais didáticos disponíveis e das questões históricas contemporâneas que solicitam entendimento , além do princípio de que os estudos históricos consolidam vínculos de identidade com instituições, grupos sociais, memórias e localidades.

Reconhece, ainda, a importância de definir objetivos e conteúdos que favoreçam uma formação comprometida com a análise, posicionamento e participação diante da complexidade da realidade vivida.

A partir das premissas apresentadas, propõe a ideia de que os estudos históricos escolares devem contribuir para:

  1.  identificar problemas enfrentados pela sociedade na atualidade e aqueles enfrentados no passado;
  2.  investigar quais entendimentos são necessários para dimensionar as questões contemporâneas em perspectivas históricas;
  3. conhecer, analisar, questionar e intervir na organização da sociedade em que se vive, na perspectiva de sua diversidade.

Materiais: