Ensino Fundamental

O Ciclo Autoral compreende os três últimos anos do Ensino Fundamental e se caracteriza como o período em que os estudantes ampliam os saberes apropriados nos dois ciclos anteriores de tal modo que possam compreender melhor, a realidade na qual estão inseridos.

Compreensão que envolve, entre outros aspectos, a explicitação das contradições existentes na realidade e, também, a indicação de possibilidades de sua superação.

Neste Ciclo, objetos de conhecimento de todos os componentes curriculares contribuem para a expansão e a qualificação das capacidades de análise, argumentação e sistematização dos estudantes sobre questões sociais, culturais, históricas e ambientais.

Capacidades que, por sua vez, são aprimoradas à medida que os estudantes do 7º ao 9º ano elaboram Trabalhos Colaborativos de Autoria (TCA), cujos temas podem se referir a problemas sociais ou comunitários, notadamente, os observados nos respectivos territórios onde moram e/ou estudam.

O TCA permite o reconhecimento de diferenças e a participação, efetiva, na tomada de decisões e propostas visando à transformação social e à construção de um mundo melhor.

Neste sentido, o TCA possibilita:

  • o incentivo do papel ativo dos estudantes no currículo, de forma a desenvolver sua autonomia, criticidade, iniciativa, liberdade e compromisso;
  • o fomento à investigação, leitura e problematização do mundo real, a partir de pesquisas que envolvam diferentes vozes e visões, oferecendo várias possibilidades de apropriação, criação, divulgação e sistematização de saberes;
  • a transformação de professores e estudantes em produtores de conhecimento, criando oportunidades para que elaborem propostas e realizem intervenções sociais para melhorar o meio em que vivem.

Objetivos : 

    • Apoiar a elaboração de projetos de transformação no ciclo autoral por meio de material de apoio do Criativos da Escola, que sugere atividades prático pedagógicas a serem realizadas com os estudantes. 
    • Valorizar os TCAs desenvolvidos na rede. 
    • Fomentar experiências pedagógicas colaborativas que integrem os saberes escolares e envolvam a comunidade. 

Materiais e dicas:

Faça o download do Manual de Cadastro de TCA – clique aqui

Clique e conheça a página de projetos do TCA (currículo digital)

Destaques:

https://youtu.be/ptkNeqNmD5M