Ensino Fundamental

Capa das Orientações Didaticas da Coordenação PedagogicaO trabalho da Coordenação Pedagógica em cada Unidade Escolar tem um amplo e complexo fazer. Suas atividades e escopos cobrem todas as diferentes etapas e modalidades de Ensino: a Educação Infantil, a Educação de Jovens e Adultos (EJA), o Ensino Médio, a Educação Especial e a Educação Fundamental. Em todas elas, o Coordenador Pedagógico tem a importante função da orientação pedagógica procurando articular as atividades de aprendizagem, ensino, avaliação, formação e relação com a comunidade, a busca de inovações coerentes com os conceitos de aprendizagens comprometidos e com a qualidade social da educação pública.

O Coordenador Pedagógico tem a possibilidade de desenvolver percursos de formação continuada que apoiem os professores nesse processo de implementação curricular. Para isso, é necessário que – além de conhecer o Currículo da Cidade – também se aproprie do papel de formador e articulador dos processos educativos que acontecem na escola.

Para tanto, torna-se imprescindível que a escola realize, para estes momentos, um plano de formação de acordo com os dados das aprendizagens dos estudantes, bem como os dados da Avaliação do PEA e da Avaliação da UE, que darão as diretrizes para a escolha de novos caminhos, estratégias de formação e temáticas que serão abordadas no novo ano.

Organização 2023 Pag26- fluxograma com o plano de formação

Materiais: