Ensino Fundamental
Língua Inglesa
Valorizar a oralidade a partir das vivências do uso da Língua Inglesa em ambiente escolar, que procura explicitar habilidades envolvidas na interação discursiva, na formação dos laços afetivos, convivência escolar, na produção e compreensão de textos orais. Os eixos estruturantes do componente de Língua Inglesa são apresentados em relação a um rol de práticas de linguagem específicas, para apoiar a contextualização dos objetos de conhecimento e objetivos de aprendizagem e desenvolvimento propostos, com destaque para: a concepção de linguagem como prática social, a perspectiva dos (multi)letramentos, a visão de inglês como língua franca e os conceitos de interculturalidade.
O currículo está pautado em concepções interacionistas de linguagem, língua e aprendizagem, além de destacar os conceitos de multiletramento, multimodalidades, hibridismo, plurilinguismo e interculturalidade no componente curricular, organizando os quadros de referência dos eixos estruturantes, dos objetos de conhecimento e dos objetivos de aprendizagem e desenvolvimento, propostos para todos os anos do Ensino Fundamental (1º ao 9º), visando ao atendimento dos Direitos de Aprendizagem dos estudantes.
Materiais:
- N SME nº03/2024 – Reorganiza o Programa Aprender e Ensinar no Ensino Fundamental
- Currículo da Cidade de Língua Inglesa
- Orientações Didáticas do Currículo da Cidade – Língua Inglesa
- Sequência de atividades de Língua Inglesa – Pátio Digital
- Cadernos da Cidade Saberes e Aprendizagens de Língua Inglesa – Pátio Digital
- Investimento no acervo da sala de aula
- Portal com videoaulas que pode ser indicado para os estudantes