Ensino Fundamental
História
O ensino de História pode contribuir para a formação de crianças, jovens e adultos que moram na Cidade de São Paulo e que pertencem a uma sociedade complexa com sua diversidade cultural e histórica e imersa em um contexto histórico nacional e mundial, com demandas que valorizam a interatividade e equidade entre os povos, as culturas, os gêneros, as etnias e os variados grupos sociais, envolvendo abertura para debates, intercâmbios e assimetria de poder.
O Currículo da Cidade- História considera que os conteúdos estudados e os trabalhos produzidos em História na escola decorrem de um múltiplo diálogo entre a história da disciplina, as práticas e escolhas dos professores, da área de conhecimento de referência, das solicitações de estudantes e de suas famílias, dos materiais didáticos disponíveis e das questões históricas contemporâneas que solicitam entendimento , além do princípio de que os estudos históricos consolidam vínculos de identidade com instituições, grupos sociais, memórias e localidades.
Reconhece, ainda, a importância de definir objetivos e conteúdos que favoreçam uma formação comprometida com a análise, posicionamento e participação diante da complexidade da realidade vivida.
A partir das premissas apresentadas, propõe a ideia de que os estudos históricos escolares devem contribuir para:
- identificar problemas enfrentados pela sociedade na atualidade e aqueles enfrentados no passado;
- investigar quais entendimentos são necessários para dimensionar as questões contemporâneas em perspectivas históricas;
- conhecer, analisar, questionar e intervir na organização da sociedade em que se vive, na perspectiva de sua diversidade.
Materiais:
- Currículo da Cidade de História
- IN SME nº03/2024 – Reorganiza o Programa Aprender e Ensinar no Ensino Fundamental
- Orientações Didáticas do Currículo da Cidade de História
- Caderno da Cidade Saberes e Aprendizagens de História – Pátio Digital
- Sequências de atividades de História – Pátio Digital
- Portal com videoaulas que pode ser indicado para os estudantes
- Investimento no acervo da Sala de Leitura, acervo das salas de aula e no programa Minha Biblioteca, bem como no acervo de livros para as salas de professores.