Ensino Fundamental
Geografia
As mudanças no campo científico repercutiram nas práticas educativas escolares. De uma visão descritiva do mundo, pautada pela memorização de conteúdos factuais, passou-se a uma abordagem problematizadora das questões da produção do território como campo de forças e disputas, da interpretação sistêmica da natureza, que não exclui as transformações que a sociedade urbana e industrial produz, da crítica e da valorização da diversidade cultural, da expansão das geotecnologias e do papel ativo dos geógrafos nas temáticas do planejamento territorial e da cartografia (em amplo sentido, desde a cartografia participativa com os povos aos sofisticados produtos da cartografia digital).
Como trabalhar a Geografia em movimento? Como criar possiblidades instigantes para os estudantes?
Como ensinar e aprender sobre São Paulo em suas múltiplas territorialidades? Evidente que estamos diante de uma proposta que precisa articular-se com os demais saberes, e não se pretende “inventar a roda”. O objetivo maior é auxiliar os professores e toda a comunidade escolar, que acreditam num ensino que faz sentido para a vida, a organizar e propor caminhos que potencializem a compreensão do mundo e ofereça aos estudantes acesso a uma leitura da realidade para a promoção da cidadania e cultura. Pois, afinal, somos responsáveis pela formação de uma sociedade capaz de pensar e agir criticamente. As complexidades de São Paulo exigem muito do campo de estudos da Geografia e essa ciência está pronta para contribuir significativamente com a transformação da vida de nossos estudantes.
Materiais:
- N SME nº03/2024 – Reorganiza o Programa Aprender e Ensinar no Ensino Fundamental
- Currículo da Cidade de Geografia
- Orientações Didáticas do Currículo da Cidade de Geografia
- Sequências de atividades de Geografia – Pátio Digital
- Caderno da Cidade Saberes e Aprendizagens de Geografia – Pátio Digital
- Portal com videoaulas que pode ser indicado para os estudantes
- Investimento no acervo da Sala de Leitura, acervo das salas de aula e no programa Minha Biblioteca, bem como no acervo de livros para as salas de professores.