Divisão de Avaliação - DA

Nta

O Divisão de Avaliação (DA) planeja, coordena e implementa ações centradas na avaliação educacional e avaliação para a aprendizagem, elaborando critérios, metodologias, indicadores e instrumentos relacionados aos processos de avaliação; e ações de formação continuada para aprimoramento das práticas dos Profissionais de Educação em avaliação.

Também fornece informações às demais áreas da Coordenadoria Pedagógica – COPED para subsidiar as políticas de gestão pedagógica, currículo e formação, por meio da articulação entre os resultados e o planejamento escolar.

E realiza ações de acompanhamento sistemático e difusão dos resultados dos processos de avaliação interna e externa da Rede Municipal de Ensino, incluindo dados referentes a indicadores educacionais municipais, estaduais, nacionais e internacionais.

Avaliações anuais da Rede Municipal de Ensino

Além das provas regulares bimestrais de cada disciplina, a aprendizagem dos estudantes da Rede Municipal de Ensino de São Paulo é monitorada pelas seguintes avaliações anuais, aplicadas pela  Secretaria Municipal de Educação, sob coordenação da Divisão de Avaliação:

Aplicada na RME-SP entre 2017 e 2019, a Prova Semestral era censitária (ou seja, para todos os estudantes das séries a que se aplica) e ocorre no segundo semestre. Aplicada aos estudantes do 2º ao 9º anos do Ensino Fundamental, era organizada com base nas Matrizes de Referência da Avaliação do Rendimento Escolar da Rede Municipal de Ensino (RME), de São Paulo.

Seu principal objetivo era fornecer dados para que as escolas “(re)visitem os percursos”, revendo estratégias e buscando caminhos para efetivar a aprendizagem dos estudantes.

Os estudantes matriculados nos segundos e terceiros anos do Ensino Fundamental eram avaliados exclusivamente em Língua Portuguesa e Matemática. Aqueles que cursavam os 4º e 5º anos desta etapa, eram avaliados em Língua Portuguesa, Matemática, Geografia, História e Ciências Naturais, enquanto, nos demais anos, a Prova abrangia os componentes curriculares de Línguas Portuguesa e Inglesa, Arte, Educação Física Matemática, Geografia e Ciências Naturais.

Clique aqui e acesse os cadernos de provas das edições aplicadas da Prova Semestral

De acordo com o artigo 2º da Portaria Nº 2639/17, a Prova Diagnóstica consiste em um instrumento de caráter avaliativo que pretende obter informações sobre os conhecimentos e saberes dos estudantes e indicar elementos que permitem a reorganização e o aperfeiçoamento das práticas educativas e avaliativas da escola, consistindo em mais um elemento formativo de que a escola dispõe.

Por meio dela, os estudantes do Ensino Fundamental e do Ensino Médio possuem os seus conhecimentos avaliados, anualmente, em Língua Portuguesa, Matemática, Ciências Naturais e Ciências Humanas.

Clique aqui e acesse as edições anteriores da Avaliação Diagnóstica


⇒Clique aqui para acessar o Relatório Pedagógico da Prova Diagnóstica São Paulo – 2020

A Provinha e a Prova São Paulo são destinadas à avaliação do Ensino Fundamental do 2º ao 9º anos e da 1ª à 3ª série do Ensino Médio, sendo censitária (ou seja, para todos os estudantes destas séries) e ocorrendo no mês de novembro. Estas avaliam o desempenho dos estudantes em Língua Portuguesa (Leitura e Produção de Textos), Matemática, Ciências Naturais (a partir do 3º ano do Ensino Fundamental) e Ciências Humanas (a partir do 4º ano do Ensino Fundamental), sendo organizadas com base nas Matrizes de Referência da Avaliação do Rendimento Escolar da Rede Municipal de Ensino (RME), de São Paulo.

Seus objetivos estão descritos no Art. 50, da Portaria Nº 2.639/17:

I – reorientação da proposta pedagógica do Ensino Fundamental regular, de modo a aprimorá-la;

II – viabilização da articulação dos resultados da avaliação com o planejamento escolar, a formação dos professores e o estabelecimento de metas para o projeto pedagógico de cada escola;

III – orientação para os trabalhos desenvolvidos com os estudantes que necessitam de reforço na aprendizagem.

As provas, a partir 3º ano, são acompanhadas de questionários para estudantes (visando identificar seus hábitos de estudo), para professores (perfil cultural e socioeconômico e práticas pedagógicas), coordenadores pedagógicos (sobre os processos de gestão pedagógica, o ambiente escolar e seu perfil cultural e socioeconômico), diretores escolares e supervisores (sobre os processos de gestão, o ambiente escolar e seu perfil cultural e socioeconômico).

O tratamento dessas informações permite caracterizar os grupos respondentes e identificar fatores associados ao desempenho dos estudantes.

Clique aqui para acompanhar os resultados da Provinha e da Prova São Paulo desde 2017.

A Prova EJA, aplicada ao final de cada semestre letivo para as etapas básica II e final, é obrigatória e disponibilizada para os estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA), inclusive àqueles matriculados em instituições que ofertam educação básica e profissional de forma articulada, realizada nos Centros Integrados de Educação de Jovens e Adultos (CIEJA).

Até o primeiro semestre de 2019, foi utilizada a Matriz de Avaliação do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA) para a elaboração do instrumento. Mas, com a implementação do Currículo da Cidade – Educação de Jovens e Adultos, uma nova matriz de referência foi elaborada a partir deste.

As questões que compõem a Prova EJA pertencem aos componentes curriculares de Língua Portuguesa, Matemática, Geografia, História e Ciências Naturais. A prova é realizada digitalmente, no ambiente do SERAp.

Matrizes de Referência para a Avaliação do Rendimento Escolar

As questões presentes nas Avaliações Externas elaboradas pela Divisão de Avaliação (DA) estão baseadas nas Matrizes de Referência. Construídas a partir dos Objetivos de Aprendizagem e de Desenvolvimento presentes no Currículo da Cidade de cada área de conhecimento, elas têm como função fundamentar teoricamente o processo avaliativo, ao orientar a elaboração dos itens que estarão presentes nas avaliações.

Outra função importante das Matrizes de Referência é a de orientar a elaboração das escalas de proficiência, responsável por especificar não apenas em quais níveis de aprendizagem encontra-se um estudante ou um grupo deles.

Além disso, as Matrizes de Referência auxiliam a aferir as habilidades cada um é capaz de realizar, auxiliando, com isso, o trabalho de avaliação e planejamento da ação pedagógica.