Ensino Fundamental

Quatro meninos em volta de quatro carteiras juntas, mexendo com letras de plástico

O Ensino Fundamental é organizado em três ciclos de aprendizagem, considerando tempos e espaços de desenvolvimento da infância, puberdade e adolescência, que obedecem a movimentos de avanços e recuos na aprendizagem.

O propósito é oferecer aos estudantes um maior tempo de aprendizagem no âmbito de cada ciclo, em período longitudinal de observação e acompanhamento, levando em conta seu desenvolvimento integral e as suas características de natureza sociocultural.

Ciclo de Alfabetização
(1º ao 3º ano)
Ciclo Interdisciplinar
(4º ao 6º ano)
Ciclo Autoral
(7º ao 9º ano)
Permite às crianças construírem
seus saberes de forma contínua,
respeitando seus ritmos e
modos de ser, agir, pensar e
se expressar. Nesse período
priorizam-se os tempo e espaços
escolares e as propostas
pedagógicas que possibilitam
o aprendizado da da leitura,
da escrita e da alfabetização
matemática e científica, bem
como a ampliação de relações
sociais e afetivas nos diferentes
espaços vivenciados.
Integra saberes e características
das diferentes área de
conhecimento, articulando o
contexto e as vivências dos
estudantes, para significar as
aprendizagens e consolidar
o processo de alfabetização,
ampliando a autonomia nas
atividades de leitura, escrita e a
resolução de problemas, a criação
de estratégias de organização
dos conhecimentos das área
em relação ao tratamento
da informação, investigação
em torno de problemas ou
hipóteses que facilitam aos
estudantes a construção de seus
conhecimentos.
Tem como característica
principal o desenvolvimento do
protagonismo dos estudantes
durante a realização de
projetos voltados à solução de
problemas reais identificados
em seu cotidiano. Neste Ciclo,
os objetos de conhecimento
e as diferentes linguagens
dos componentes curriculares
são meios pelos quais os
estudantes ampliam habilidades
essenciais na busca de soluções
aos problemas levantados e
expandem as habilidades de
análise, de argumentação e
de sistematização necessárias
no enfrentamento de questões
sociais, culturais, históricas e ambientais.