Divisão de Avaliação - DA
O Divisão de Avaliação (DA) planeja, coordena e implementa ações centradas na avaliação educacional e avaliação para a aprendizagem, elaborando critérios, metodologias, indicadores e instrumentos relacionados aos processos de avaliação; e ações de formação continuada para aprimoramento das práticas dos Profissionais de Educação em avaliação.
Também fornece informações às demais áreas da Coordenadoria Pedagógica – COPED para subsidiar as políticas de gestão pedagógica, currículo e formação, por meio da articulação entre os resultados e o planejamento escolar.
E realiza ações de acompanhamento sistemático e difusão dos resultados dos processos de avaliação interna e externa da Rede Municipal de Ensino, incluindo dados referentes a indicadores educacionais municipais, estaduais, nacionais e internacionais.
O Índice de Desenvolvimento da Educação Paulistana (IDEP) é uma ferramenta para avaliar o desempenho de escolas de Ensino Fundamental e estudantes da Rede Municipal de Ensino (RME).
É calculado pela Secretaria Municipal de Educação (SME) a partir dos resultados das avaliações da Provinha e Prova São Paulo e dos resultados das taxas de aprovação.
O Documento Avaliação no contexto escolar resultado do trabalho de especialistas em Avaliação Escolar ao longo dos anos de 2018 e 2019, objetiva ressignificar o olhar dos profissionais da Rede Municipal de Ensino de São Paulo (RME/SP) sobre a avaliação educacional em suas diferentes vertentes – avaliação da aprendizagem, avaliação externa e em larga escala e avaliação institucional – igualmente responsáveis pela promoção do trabalho escolar.
MICHELLY FRANCINI BRASSAROTO DO AMARAL (Diretora)
Mestra em Educação com ênfase em Avaliação Educacional pela USP (2022), Licenciada e Bacharela em Ciências Biológicas pela Universidade Guarulhos (2005), Pedagoga pela UNESP (2019) e Especialista em Gestão Escolar pela Unicid (2014). Professora de Ciências na rede particular (2004 – 2010), Professora de Biologia na SEE/SP (2004 – 2009), Professora de Ciências na SME/SP (2004 – 2017), Elaboradora de Itens para provas de Ciências e Biologia, Assistente Técnica Educacional no Núcleo de Avaliação da SME/SP (2014 – 2016), Coordenadora Pedagógica na SME/SP (2017 – 2018), Assistente Técnica Educacional na DRE Penha da SME/SP (2017), Assistente Técnica Educacional na DRE Itaquera da SME/SP (2013 – 2014 e 2016) , Diretora de Escola na SME/SP (2019 – 2024), Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Avaliação Educacional (Gepave) da USP, Formadora e Assessora para redes públicas de ensino de outros países, estados e municípios e Diretora da Divisão de Avaliação na SME/SP (desde 2024).
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5480359828785284
Contato: michelly.amaral@sme.prefeitura.sp.gov.br
Adriana Santos Morgado
Mestra em Educação Matemática pela PUC-SP (2013), Pós Graduada em Avaliação Educacional pela Fasec – CE (2023), Pós Graduada em Gestão Educacional e Inspeção Escolar pela UCAM – RJ (2014), Especialista em Matemática para as Séries Iniciais pela UNICAMP (2014), Pedagoga pela Faculdade São José (2015), Licenciada em Matemática pela Uniban (2004), Bacharela em Matemática com ênfase em Informática pelo CUFSA (2000) e Magistério pela Escola Estadual Antonio Fortes (1995). Professora de Didática da Matemática e Metodologia da Matemática no curso de Pedagogia da PUC-SP pelo PARFOR (2012), Professora de Desenvolvimento Profissional no SENAC-SP e SENAI-SP (2010 – 2011), Professora de Matemática pela SEE–SP (1996 – 2020), Tutora do Curso Gênero e Diversidade na Escola pela UFABC/UAB (2014 – 2015), Professora Coordenadora de Núcleo Pedagógico pela SEE-SP (2016-2017), atuou na Equipe Curricular de Matemática da Coordenadoria Pedagógica da SEE/SP, Professora da Educação Básica na Prefeitura Municipal de São Paulo (2016 – 2020), Elaboradora de Itens para outros estados e municípios (desde 2021), Assistente Técnica Educacional na Divisão de Avaliação da SME/SP (desde 2020).
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0742404196573567
Contato: adriana.morgado@sme.prefeitura.sp.gov.br
Camila Fagaraz Navarro
Licenciada e Bacharela em Ciências Biológicas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2008), Pedagoga pela Faculdade Casa Branca (2018), Técnica em Patologia Clínica pela Escola Técnica Método (2008), Professora de Ciências na SME/SP (2013 – 2015), Professora Orientadora de Educação Digital na SME/SP (2015 – 2024), Integrante do Grupo de Trabalho na elaboração do Currículo da Cidade de São Paulo de Tecnologias para Aprendizagem em 2017 e Servidora Técnica Educacional na Divisão de Avaliação na SME/SP(desde 2024).
Contato: camila.navarro@sme.prefeitura.sp.gov.br
Fabio do Prado
Licenciado em Matemática pela Universidade Anhanguera (2002), Tecnólogo em Mecânica pela FATEC-SP (2021), mestrado incompleto em Educação Matemática pela PUC-SP (iniciado em 2006). Professor de Matemática na SEE/SP (2002 – 2012), Professor no Núcleo Pedagógico da DE Centro da SEE/SP (2006 – 2008), Professor de Polivalente na SME/SP (2008 – 2024) e Servidor Técnico Educacional na Divisão de Avaliação da SME/SP (desde 2024).
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8745999286913598
Contato: fabio.p@sme.prefeitura.sp.gov.br
Helder Mauch
Licenciado em Geografia pela UNESP (2010), Pós Graduado em Neuropsicologia do Desenvolvimento pela FAMEESP (2020), Supervisor no Censo Experimental do IBGE (2009), Professor de Geografia no Ensino Fundamental, Médio e EJA da SEE/SP (2011-2014), Professor de Geografia na ETEC Dep. Ary de Camargo Pedroso (2013-2014), Professor de Geografia em escolas particulares (2014-2015 e 2022-2023), Professor de Geografia na SME/SP (2017 – 2023), Professor de Astronomia (2019 – 2024), Professor Orientador de Educação Digital (2023 2024), Assistente Técnico Educacional na Divisão de Avaliação da SME/SP (desde 2024).
Contato: helder.mauch@sme.prefeitura.sp.gov.br
Luciano Guidorzzi Girotto
Mestrado não concluído na área de Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa, na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (2005-2007). Bacharel e licenciado em Letras Modernas – Português e Espanhol pela FFLCH e FEUSP (2000–2004). C2 – Maestria – segundo o Marco Comum de Referência para as Línguas (Internacional COINED), no ano de 2007. Licenciado em Pedagogia pela UNIJALES (2015-2016). Menção Honrosa pela Fundação Victor Civita com o trabalho El clásico revisitado sobre múltiples miradas, sobre Miguel de Cervantes, no ano de 2005. Elaborador de materiais didáticos digitais para editoras. Professor na rede estadual de ensino (2001–2005), na municipal (2006-2018) e privada (2005–2018), Ensinos Fundamental e Médio. Docente convidado pela Internacional COINED – Córdoba, Argentina (2009). Coordenador de Línguas estrangeiras (Ensinos Fundamental II e Médio na rede privada (2015 – 2017), Coordenador Pedagógico na EMEF Ten. José Maria Pinto Duarte, no ano de 2018, e Assistente Técnico Educacional (ATE I) na Divisão de Avaliação (DA-SME/SP) desde 2019.
Contato: luciano.girotto@sme.prefeitura.sp.gov.br
Priscilla Dos Anjos Stevanatto
Graduada em Administração pela Universidade Cruzeiro do Sul – UNICSUL. Auxiliar Técnico de Educação desde 2018, atua como Serviços Técnicos Administrativos (STA) na Divisão de Avaliação desde 2023.
Contato: priscillado@sme.prefeitura.sp.gov.br
Rafael Batista Ortega
Licenciado e Bacharel em História pelo Centro Universitário FIEO (UNIFIEO) desde 2007, em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP) desde 2019. Pós-Graduado no Curso de Especialização Ética, Valores e Saúde na Escola pela Universidade de São Paulo (USP) desde 2011 e Pós-Graduado no Curso de Especialização em História, Ciências, Ensino e Sociedade pela Universidade Federal do ABC (UFABC). É Professor da Rede Municipal de Ensino desde 2006. Entre 2008 e 2019, exerceu o cargo de Professor de Ensino Fundamental II e Médio na área de História. Desde 2020, atua como Assistente Técnico Educacional (ATE I) na Divisão de Avaliação.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7136813378568088
Contato: rafael.ortega@sme.prefeitura.sp.gov.br
Silvia Maria Venancio da Silva
Licenciada e Bacharela em Letras Modernas – Português e Espanhol pela USP (2004), Pedagoga pela USP (2017), Especialista em Língua Espanhola pela UnB (2010), Elaboradora de Itens para o INEP/MEC/DF, Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Avaliação Educacional (GEPAVE- USP), Professora de Língua Portuguesa e Espanhol (2006–2023) na SEE/SP, Professora de Português no Ensino Fundamental, Médio e na Educação de Jovens e Adultos (EJA) na SME/SP (2018-2023) e Assistente Técnica Educacional na Divisão de Avaliação da SME/SP (desde 2024).
Currículo Lattes: https://lattes.cnpq.br/4454838768774629
Contato: silvia.dasilva@sme.prefeitura.sp.gov.br
Thiago Fernando Ferreira Costa
Mestre na área de avaliação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP), pós-graduando em estatísticas e avaliação educacional pela Universidade de Juiz de Fora (UFJF) em parceria com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa Anísio Teixeira (Inep), pedagogo pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP), licenciado em matemática pela Universidade Bandeirantes de São Paulo (Uniban). Participante, desde 2012, do Grupo de Estudos e Pesquisa em Avaliação Educacional (Gepave/FEUSP). Professor de matemática da rede municipal desde 2010, professor de matemática da rede estadual entre 2008 e 2014 e coordenador pedagógico na rede estadual em 2015. Desde 2016, atua como Assistente Técnico Educacional (ATE I) na Divisão de Avaliação.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5192865050351381
Contato: thiagocosta@sme.prefeitura.sp.gov.br
Avaliações anuais da Rede Municipal de Ensino
Além das provas regulares bimestrais de cada disciplina, a aprendizagem dos estudantes da Rede Municipal de Ensino de São Paulo é monitorada pelas seguintes avaliações anuais, aplicadas pela Secretaria Municipal de Educação, sob coordenação da Divisão de Avaliação:
Aplicada na RME-SP entre 2017 e 2019, a Prova Semestral era censitária (ou seja, para todos os estudantes das séries a que se aplica) e ocorre no segundo semestre. Aplicada aos estudantes do 2º ao 9º anos do Ensino Fundamental, era organizada com base nas Matrizes de Referência da Avaliação do Rendimento Escolar da Rede Municipal de Ensino (RME), de São Paulo.
Seu principal objetivo era fornecer dados para que as escolas “(re)visitem os percursos”, revendo estratégias e buscando caminhos para efetivar a aprendizagem dos estudantes.
Os estudantes matriculados nos segundos e terceiros anos do Ensino Fundamental eram avaliados exclusivamente em Língua Portuguesa e Matemática. Aqueles que cursavam os 4º e 5º anos desta etapa, eram avaliados em Língua Portuguesa, Matemática, Geografia, História e Ciências Naturais, enquanto, nos demais anos, a Prova abrangia os componentes curriculares de Línguas Portuguesa e Inglesa, Arte, Educação Física Matemática, Geografia e Ciências Naturais.
Clique aqui e acesse os cadernos de provas das edições aplicadas da Prova Semestral
De acordo com o artigo 2º da Portaria Nº 2639/17, a Prova Diagnóstica consiste em um instrumento de caráter avaliativo que pretende obter informações sobre os conhecimentos e saberes dos estudantes e indicar elementos que permitem a reorganização e o aperfeiçoamento das práticas educativas e avaliativas da escola, consistindo em mais um elemento formativo de que a escola dispõe.
Por meio dela, os estudantes do Ensino Fundamental e do Ensino Médio possuem os seus conhecimentos avaliados, anualmente, em Língua Portuguesa, Matemática, Ciências Naturais e Ciências Humanas.
⇒Clique aqui e acesse as edições anteriores da Avaliação Diagnóstica
⇒Clique aqui para acessar o Relatório Pedagógico da Prova Diagnóstica São Paulo – 2020
A Provinha e a Prova São Paulo são destinadas à avaliação do Ensino Fundamental do 2º ao 9º anos e da 1ª à 3ª série do Ensino Médio, sendo censitária (ou seja, para todos os estudantes destas séries) e ocorrendo no mês de novembro. Estas avaliam o desempenho dos estudantes em Língua Portuguesa (Leitura e Produção de Textos), Matemática, Ciências Naturais (a partir do 3º ano do Ensino Fundamental) e Ciências Humanas (a partir do 4º ano do Ensino Fundamental), sendo organizadas com base nas Matrizes de Referência da Avaliação do Rendimento Escolar da Rede Municipal de Ensino (RME), de São Paulo.
Seus objetivos estão descritos no Art. 50, da Portaria Nº 2.639/17:
I – reorientação da proposta pedagógica do Ensino Fundamental regular, de modo a aprimorá-la;
II – viabilização da articulação dos resultados da avaliação com o planejamento escolar, a formação dos professores e o estabelecimento de metas para o projeto pedagógico de cada escola;
III – orientação para os trabalhos desenvolvidos com os estudantes que necessitam de reforço na aprendizagem.
As provas, a partir 3º ano, são acompanhadas de questionários para estudantes (visando identificar seus hábitos de estudo), para professores (perfil cultural e socioeconômico e práticas pedagógicas), coordenadores pedagógicos (sobre os processos de gestão pedagógica, o ambiente escolar e seu perfil cultural e socioeconômico), diretores escolares e supervisores (sobre os processos de gestão, o ambiente escolar e seu perfil cultural e socioeconômico).
O tratamento dessas informações permite caracterizar os grupos respondentes e identificar fatores associados ao desempenho dos estudantes.
Clique aqui para acompanhar os resultados da Provinha e da Prova São Paulo desde 2017.
A Prova EJA, aplicada ao final de cada semestre letivo para as etapas básica II e final, é obrigatória e disponibilizada para os estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA), inclusive àqueles matriculados em instituições que ofertam educação básica e profissional de forma articulada, realizada nos Centros Integrados de Educação de Jovens e Adultos (CIEJA).
Até o primeiro semestre de 2019, foi utilizada a Matriz de Avaliação do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA) para a elaboração do instrumento. Mas, com a implementação do Currículo da Cidade – Educação de Jovens e Adultos, uma nova matriz de referência foi elaborada a partir deste.
As questões que compõem a Prova EJA pertencem aos componentes curriculares de Língua Portuguesa, Matemática, Geografia, História e Ciências Naturais. A prova é realizada digitalmente, no ambiente do SERAp.
Matrizes de Referência para a Avaliação do Rendimento Escolar
As questões presentes nas Avaliações Externas elaboradas pela Divisão de Avaliação (DA) estão baseadas nas Matrizes de Referência. Construídas a partir dos Objetivos de Aprendizagem e de Desenvolvimento presentes no Currículo da Cidade de cada área de conhecimento, elas têm como função fundamentar teoricamente o processo avaliativo, ao orientar a elaboração dos itens que estarão presentes nas avaliações.
Outra função importante das Matrizes de Referência é a de orientar a elaboração das escalas de proficiência, responsável por especificar não apenas em quais níveis de aprendizagem encontra-se um estudante ou um grupo deles.
Além disso, as Matrizes de Referência auxiliam a aferir as habilidades cada um é capaz de realizar, auxiliando, com isso, o trabalho de avaliação e planejamento da ação pedagógica.