Ensino Fundamental
Arte
O Currículo da Cidade Arte contextualiza uma concepção de currículo plural, integral, inclusivo, orientador do trabalho pedagógico, não linear, cujo processo de construção é permanente, rompendo com a ideia de um produto pronto e acabado. Centra-se nos estudantes e no protagonismo do professor.
Nesse sentido, preza pela dialogicidade, seguindo o pensamento freireano, propondo a problematização das práticas elaboradas e vivenciadas, troca de experiências e a articulação entre o documento curricular e as práticas desenvolvidas na escola. O documento Currículo da Cidade – Arte é um dos principais instrumentos para o estudo e fundamentação teórica das práticas. Apresenta, em seu contexto, os Campos Conceituais, Conceitos Estruturais e Objetivos comuns por ciclo de aprendizagem e sua importância no planejamento e na organização dos conteúdos e ações a serem desenvolvidas no processo de ensino – aprendizagem da Arte e suas linguagens.
O Currículo de Arte considera os tempos Kronos e Kairós, na organização do trabalho pedagógico, enfatizando a plasticidade presente nos Campos Conceituais: Processo de criação, Linguagens artísticas, Saberes e fazeres culturais, Experiências artísticas e estéticas.
Pensando na Agenda 2030, os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), também estão presentes no documento, enfatizando a importância da Arte para a discussão e reflexão de temas relevantes às políticas públicas para a vida no planeta em meio às diversidades culturais, sociais, de gênero, dificuldades econômicas e existenciais, grandes conflitos mundiais, poluição e degradação ambiental.
Materiais:
- IN SME nº03/2024 – Reorganiza o Programa Aprender e Ensinar no Ensino Fundamental
- Currículo da Cidade – Arte
- Orientações Didáticas do Currículo da Cidade – Arte
- Sequências de Atividades de Arte – Pátio Digital
- Portal com videoaulas que pode ser indicado para os estudantes
- Kits de experiências pedagógicas para os componentes de Arte, Ciências Naturais e Matemática, elaborados para cada ciclo de aprendizagem, contendo recursos para a organização de ambientes alfabetizadores, espaços educadores, subsídios à ação docente, articulados e complementares aos materiais didáticos da SME ;