Ensino Fundamental
Língua Portuguesa
O componente curricular de Língua Portuguesa toma o texto como partida e de chegada para o ensino-aprendizagem. Nesse sentido, apoiados em uma concepção que entende a linguagem como interação, entende-se que ensinar e aprender a língua são duas atividades que, ao mesmo tempo, revelam um processo e um produto mediados pelas práticas sociais de uso dessa língua. Assim, é indispensável o investimento em leitura, a escuta, a análise e a produção (de textos escritos, orais ou multimodais) como atividades de linguagem. Os estudantes experimentam o uso da língua por meio dos textos e, também, agem sobre eles.
Materiais:
- IN SME nº03/2024 – Reorganiza o Programa Aprender e Ensinar no Ensino Fundamental
- IN SME nº01/2024 – Professor Orientador de Área – POA
- Currículo da Cidade de Língua Portuguesa
- Orientações Didáticas do Currículo da Cidade de Língua Portuguesa – Volume 1
- Orientações Didáticas do Currículo da Cidade de Língua Portuguesa – Volume 2
- Documento Orientador IAD Ciclo Interdisciplinar e Autoral (Instrumento de Acompanhamento)
- E-book “Fortalecimento das aprendizagens: recuperação contínua de Língua Portuguesa: 5º ano”
- E-book “Fortalecimento das aprendizagens: recuperação contínua de Língua Portuguesa: 9º ano”
- Antologia de contos do Ensino Fundamental 2019
- Antologia de contos do Ensino Fundamental 2020
- Antologia de contos do Ensino Fundamental 2021 e 2022
- Antologia de contos do Ensino Fundamental 2022
- Sequência de atividades de Língua Portuguesa– Pátio Digital
- Portal com videoaulas que pode ser indicado para os estudantes
- Material didático “Cadernos da Cidade – Saberes e Aprendizagens” das áreas de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências Naturais;
- Investimento no acervo da Sala de Leitura, acervo das salas de aula e no programa Minha Biblioteca, bem como no acervo de livros para as salas de professores.