Ensino Fundamental
Matemática
A Matemática é uma construção humana que envolve um conjunto de conhecimentos associados, por exemplo, aos números, às formas geométricas e a diversos tipos de raciocínio como dedução, indução, estimação, aproximação, entre outros. Ajuda a resolver diversos tipos de problemas, muitas vezes, apresentando diferentes soluções. É um conjunto de ideias que permite analisar fenômenos e situações presentes na realidade para obter informações e conclusões que não estão explícitas. Além disso, possibilita a obtenção de modelos, relações, padrões e regularidades, de forma a conhecer e analisar a realidade e obter informações para tomar decisões. Sua aprendizagem contribui para a formação integral dos estudantes e seu desenvolvimento permite enfrentar os desafios que se apresentam na vida cotidiana de qualquer pessoa. Com essa amplitude, a Matemática envolve três dimensões que se articulam e se complementam: a social, a cultural e a formal.
- A dimensão social engloba a reflexão sobre a criação e o uso da Matemática em diferentes contextos sociais, apontando para uma dimensão histórica e social do conhecimento matemático.
- A dimensão cultural considera a Matemática como fruto de diferentes culturas e etnias (contagem, localização, medição, desenhos e jogos) que permitem uma reflexão sobre a construção do conhecimento matemático.
- A dimensão formal envolve as ideias matemáticas fundamentais com a utilização de uma simbologia própria e universal, desenvolvidas ao longo da Educação Básica, articulando-se com diferentes objetos de conhecimento e eixos estruturantes (Álgebra, Geometria, Números etc.).
Essas três dimensões estão presentes na organização de todo currículo: nas ideias fundamentais da Matemática, nos eixos estruturantes, na organização dos objetos de conhecimento, nos objetivos de aprendizagem e desenvolvimento, além dos eixos articuladores.
Materiais:
- PÀM- Plataforma Aprender Matemática
- Material : Matemática em FOCO
- IN SME nº03/2024 – Reorganiza o Programa Aprender e Ensinar no Ensino Fundamental
- IN SME nº01/2024 – PROFESSOR ORIENTADOR DE ÁREA – POA
- Currículo da Cidade – Matemática
- Orientações Didáticas do Currículo da Cidade – Matemática – Volume 1
- Orientações Didáticas do Currículo da Cidade – Matemática – Volume 2
- Documento Orientador IAD Ciclo Interdisciplinar e Autoral (Instrumento de Acompanhamento Docente de Matemática)
- E-book “Fortalecimento das aprendizagens de Matemática: recuperação contínua: 5º ano”
- E-book “Fortalecimento das aprendizagens de Matemática: recuperação contínua: 9º ano”
- Sequência de atividades de Matemática – Pátio Digital
- Portal com videoaulas que pode ser indicado para os estudantes
- Kits de experiências pedagógicas para os componentes de Arte, Ciências Naturais e Matemática, elaborados para cada ciclo de aprendizagem, contendo recursos para a organização de ambientes alfabetizadores, espaços educadores, subsídios à ação docente, articulados e complementares aos materiais didáticos da SME ;
- Material didático “Cadernos da Cidade – Saberes e Aprendizagens” das áreas de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências Naturais;
- Investimento no acervo da Sala de Leitura, acervo das salas de aula e no programa Minha Biblioteca, bem como no acervo de livros para as salas de professores;
- Recursos pedagógicos, e-books e materiais orientadores para a utilização de tablets e salas digitais.