Notícias

Seminário Somos Amigo do Peito ocorre neste sábado (19) 

Iniciativa terá público estimado de 500 participantes e acontecerá na Uninove campus memorial 

Publicado em: 17/08/2023 10h00 | Atualizado em: 01/09/2023
Fotografia de duas mulheres sentadas amamentando suas crianças em área externa da unidade educacional.

Neste sábado (19), ocorre o Seminário “Somos Amigos do Peito – 2023”, das 8h às 17h, na Uninove campus Memorial. A iniciativa é promovida pela Coordenadoria de Alimentação Escolar (CODAE), da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, que intensifica as ações de conscientização e esclarecimento sobre a importância do aleitamento materno no mês de agosto. 

É esperada a participação de 500 profissionais da Educação da Rede Municipal de Ensino (RME) da capital. O seminário contará com relatos de práticas e exposição dialogada sobre ações de aleitamento materno que estão sendo realizadas nos CEIs da rede municipal, além de um panorama geral e evolução da Campanha CEI Amigo do Peito.

Entre os temas debatidos, os participantes terão a oportunidade de refletir sobre a importância do aleitamento materno e panorama do aleitamento no Brasil e os principais desafios das famílias na manutenção da amamentação após retorno ao trabalho e ingresso dos bebês aos centros de educação infantil.

Além disso, haverá conscientização sobre o apoio à amamentação e como fazer a diferença para mães e pais que trabalham, sobre atitudes que fazem a diferença na amamentação e evitam o desmame precoce, entre outros.

Confira, abaixo, a programação completa:


Manhã 

Recepção dos participantes e assinatura das listas de presença

Abertura do evento e boas vindas com Fátima Brum, Coordenadora da CODAE, e Fernanda Menezes, Nutricionista Responsável Técnica SME/CODAE

Apoie a amamentação: faça a diferença para mães e pais que trabalham com a Dra. Vânia Gato, pediatra.

Recomendações para a promoção do aleitamento materno no contexto da alimentação escolar com Nathália Tarossi Locatelli, assessora técnica no Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição Escolar (CECANE UNIFESP).

Como o aleitamento materno está acontecendo nos CEIs de São Paulo? com Kátia Iared, nutricionista da SME/CODAE.

Amamentação exclusiva de bebês até 6 meses no CEI: é possível? Mediação de Juciléia Vicente, nutricionista da SME/CODAE, e CEI Parceiro Instituto Dona Ana Rosa.


Intervalo para almoço


Tarde 

Atitudes que fazem a diferença na amamentação e evitam o desmame com Viviane Laudelino Vieira, pesquisadora e supervisora do Centro de Referência em Alimentação e Nutrição (CRNutri).

Interesse dos familiares em manter a amamentação nos CEIs com Valéria de Freitas, nutricionista da SME/CODAE.

UBS e CEI como rede de apoio com mediação de Edjane Araújo, enfermeira e assessora técnica na Supervisão Técnica de Saúde de São Mateus (SMS), UBS Jd. Paraguaçu e CEI Parceiro Construindo Sonhos.

Projetos e ambientes nos CEIs fazem a diferença! com Amanda Bianchi, nutricionista da SME/CODAE.

O PPP como instrumento para fortalecer e legitimar o trabalho em equipe com mediação de Flávia Amador, nutricionista da SME/CODAE e CEI Parceiro Belém.

Construindo caminhos para acolher e nutrir com mediação de Daniela Almeida, nutricionista da SME/CODAE, CEI Parceiro Profª. Eunice Pinheiro Machado Padovan e CEMEI Parque do Carmo.


Campanha CEI Amigo do Peito

A campanha CEI Amigo do Peito é promotora do aleitamento materno para todos os Centros de Educação Infantil (CEIs) da Rede Municipal de Ensino (RME) de São Paulo, coordenada por um Grupo de Trabalho (GT) da Coordenadoria de Alimentação Escolar.

Desde o seu lançamento, o número de CEIs que se apresentaram como promotores e apoiadores do aleitamento materno e que receberam o Selo CEI Amigo do Peito passou de 93 em 2018 para 875 em 2022, o que representa 34% dos CEIs da Rede Municipal.

Para mais informações, acesse a página do CEI Amigo do Peito.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Imagem com fundo claro e borda azul. Ao centro, está o logotipo da COCEU em azul, composto pela palavra “COCEU” em letras maiúsculas e, acima, um elemento gráfico estilizado que lembra uma ave em voo ou uma linha fluida.

Oportunidade para atuar em COCEU

Publicado em: 27/03/2026 2h41 - em CEU e COCEU

Imagem composta de duas fotografias com ações de escolas sobre o

Escolas das zonas Norte e Leste promovem ações no Mês da Mulher

Publicado em: 26/03/2026 3h13 - em Diretoria Regional de Educação Itaquera

Imagem com uma compodição de quatro fotografias de faixas pintadas a mão com dizeres sobre violência contra mulher.

Escola faz passeata pelo bairro para denunciar violência contra mulher

Publicado em: 25/03/2026 6h08 - em Diretoria Regional de Educação Capela do Socorro

Imagem com o fundo laranja e o texto
Fotografia de seis pessoas adultas sentadas ao redor da mesa conversando. Sobre a mesa papéis, computado e tablets.

SME realiza nova reunião sobre o Programa de Integridade e Boas Práticas

Publicado em: 25/03/2026 12h11 - em Secretaria Municipal de Educação

1 34 35 36 37 38 1.674