Notícias
Prêmio Municipal de Educação em Direitos Humanos abre inscrições
Educadores, estudantes e CEUs podem inscrever projetos até 16 de agosto
Publicado em: 13/08/2026 18h00 | Atualizado em: 13/08/2026
Estão abertas, até o dia 16 de agosto, as inscrições para o Prêmio Municipal de Educação em Direitos Humanos, iniciativa da Secretaria Municipal de Educação (SME), em parceria com a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC). A premiação busca reconhecer e valorizar projetos desenvolvidos na Rede Municipal de Ensino que promovam a educação para a cidadania e a defesa dos direitos humanos.
O Prêmio Municipal de Educação em Direitos Humanos tem como objetivo incentivar e fortalecer práticas pedagógicas voltadas à promoção dos direitos humanos, valorizando iniciativas realizadas nas unidades educacionais e nos Centros Educacionais Unificados (CEUs), em consonância com o Currículo da Cidade e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Nesta 13ª edição, podem ser inscritos projetos desenvolvidos entre 2025 e 2026, distribuídos em cinco categorias:
Categoria 01 – Educação em Direitos Humanos com bebês e crianças: Centros de Educação Infantil (CEIs), Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs), Centros Municipais de Educação Infantil (CEMEIs) e turmas até o 3º ano do Ensino Fundamental em Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs), bem como por suas instâncias de participação;
Categoria 02 – Educação em Direitos Humanos com crianças, jovens e adultos: Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs), excetuados aqueles desenvolvidos até o 3º ano do Ensino Fundamental, Escolas Municipais de Ensino Fundamental e Médio (EMEFMs), Escolas Municipais de Educação Bilíngue para Surdos (EMEBSs), Centros Integrados de Educação de Jovens e Adultos (CIEJAs), bem como por suas instâncias de participação.
Categoria 03 – Educação em Direitos Humanos e Território: projetos desenvolvidos pelos Centros Educacionais Unificados: Centros Educacionais Unificados (CEUs) que articulem educação, cultura, esporte, lazer, formação, participação social e território, considerando o CEU como espaço educacional integrado, multidimensional e territorial.
Categoria 04 – Pessoa Educadora em Direitos Humanos: projetos desenvolvidos por pessoas servidoras que atuam na Rede Municipal de Ensino de São Paulo, individualmente ou em grupo, que promovam a Educação em Direitos Humanos no contexto da Unidade Educacional, do Centro Educacional Unificado, do equipamento educacional, da comunidade escolar ou do território.
Categoria 05 – Grêmios Estudantis, Protagonismo Estudantil e Educomunicação para promoção de Direitos Humanos: projetos desenvolvidos por Grêmios Estudantis reconhecidos pela Unidade Educacional, coletivos juvenis, grupos ou ações protagonizadas por estudantes, voltados à participação política, cultural, social e comunitária, à promoção da autonomia, da cidadania e da convivência democrática, à produção de narrativas sobre o cotidiano escolar ou territorial, ao enfrentamento de violências e discriminações e à promoção da dignidade da pessoa humana. Para participar, basta preencher o Formulário de inscrição.
Consulte o Edital completo para mais informações.
Conheça os projetos vencedores da 12ª edição do Prêmio Municipal de Educação em Direitos Humanos.
Notícias Mais Recentes
Secretaria Municipal de Educação
SME recebe representantes do MJSP para fortalecer ações de prevenção nas escolas
Secretaria Municipal de Educação
Inscrições abertas para encontro sobre prevenção e proteção escolar
Secretaria Municipal de Educação
Dia da Família na Educação Infantil promove vivências de leitura e aproxima escolas, crianças e famílias
Secretaria Municipal de Educação
Rede municipal avança no Saeb com alta de até 7,56 pontos nos anos iniciais
Diretoria Regional de Educação Capela do Socorro
Atletas do CEU Vila Rubi conquistam sete ouros entre 11 medalhas no Pan-Americano de Jiu-Jitsu
Secretaria Municipal de Educação
Aulas de natação no CEU Silvio Santos transformam trajetória de aluna e abrem caminho para nova profissão
Relacionadas
SME recebe representantes do MJSP para fortalecer ações de prevenção nas escolas
Publicado em: 13/08/2026 6h08 - em Secretaria Municipal de Educação
Prêmio Municipal de Educação em Direitos Humanos abre inscrições
Publicado em: 13/08/2026 6h00 - em Secretaria Municipal de Educação
Inscrições abertas para encontro sobre prevenção e proteção escolar
Publicado em: 13/08/2026 4h18 - em Secretaria Municipal de Educação
Dia da Família na Educação Infantil promove vivências de leitura e aproxima escolas, crianças e famílias
Publicado em: 13/08/2026 3h37 - em Secretaria Municipal de Educação
Rede municipal avança no Saeb com alta de até 7,56 pontos nos anos iniciais
Publicado em: 13/08/2026 12h10 - em Secretaria Municipal de Educação