• Ir para Facebook da Secretaria Muncipal de Educação de São Paulo
  • Ir para Instagram da Secretaria Muncipal de Educação de São Paulo
  • Ir para Twitter da Secretaria Muncipal de Educação de São Paulo
  • Ir para YouTube da Secretaria Muncipal de Educação de São Paulo

CEI Amigo do Peito

Imagem do logo da campanha CEI Amigo do Peito. Predomina a cor amarela, está escrito em branco CEI AMIGO DO PEITO e tem uma estilização de uma pessoa com uma criança no colo

CEI Amigo do Peito – Centro de Educação Infantil Amigo do Peito – é uma campanha que tem como objetivo incentivar ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno na rede municipal de ensino, a fim de garantir o direito do bebê a especial proteção para o seu desenvolvimento físico, mental e social. Destina-se aos Centros de Educação Infantil da rede direta e parceira da cidade de São Paulo e possui caráter exclusivamente educativo.

Os benefícios do aleitamento materno extrapolam as questões relacionadas ao crescimento e ao desenvolvimento das crianças e incidem sobre as famílias, a sociedade e o planeta. Em um Centro de Educação Infantil, realizar ações que visem promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno estão em consonância com a melhoria das práticas educativas e com o atendimento ao princípio dos direitos fundamentais das crianças.

A Secretaria Municipal de Educação de São Paulo tem desenvolvido ações relacionadas a essa temática e assumiu o compromisso de expandi-las com a Campanha.

 

Apresentação

Os benefícios do aleitamento materno extrapolam as questões relacionadas ao crescimento e ao desenvolvimento das crianças e incidem sobre as famílias, a sociedade e o planeta. Em um Centro de Educação Infantil, realizar ações que visem promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno estão em consonância com a melhoria das práticas educativas e com o atendimento ao princípio dos direitos fundamentais das crianças.

  • Princípio II da Declaração Universal dos Direitos das Crianças: Direito a especial proteção para o seu desenvolvimento físico, mental e social.
  • Artigo 9º do Estatuto da Criança e do Adolescente: O poder público, as instituições e os empregadores propiciarão condições adequadas ao aleitamento materno

A Secretaria Municipal de Educação de São Paulo tem desenvolvido ações relacionadas a essa temática e assumiu o compromisso de expandi-las com a Campanha CEI AMIGO DO PEITO.

Esta campanha tem como objetivo incentivar ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno na rede municipal de ensino, a fim de garantir o direito do bebê a especial proteção para o seu desenvolvimento físico, mental e social. Destina-se aos Centros de Educação Infantil da rede direta e conveniada/parceira da cidade de São Paulo e possui caráter exclusivamente educativo.

No ano de 2018, aquelas unidades que desenvolverem ações de apoio e incentivo à manutenção do aleitamento materno e se interessarem em melhorar a qualidade de suas práticas receberão o selo “CEI Amigo do Peito”.

Eixos

Quais critérios devem servir de parâmetro para avaliar a qualidade de um CEI Amigo do Peito?

A comissão responsável pela campanha estabeleceu alguns indicadores que irão nortear a construção de um caminho próprio, contextualizado e coletivo, para a efetivação das ações voltadas à manutenção do aleitamento materno após o ingresso dos bebês nos Centros de Educação Infantil.

Estes indicadores estão organizados em três eixos que consideram os ambientes educativos: tempos, espaços e materiais, bem como todos os atores envolvidos neste processo: bebês, famílias e todos os profissionais da Unidade. São eles: Famílias, Equipe e Ambiente.

Estes eixos estão organizados separadamente, mas são articulados entre si.

Um CEI Amigo do Peito:

  • Acolhe e incentiva as famílias no ato da matrícula e, em outros momentos, orienta sobre a manutenção do aleitamento materno após o ingresso das crianças no CEI (Eixo Famílias);
  • Orienta e envolve toda a equipe do CEI nas ações de apoio ao aleitamento materno (Eixo Equipe);
  • Organiza momentos, ambientes e materiais que acolhem e favorecem o aleitamento materno (Eixo Ambiente)

Está disponibilizado um questionário de diagnóstico de ações relacionadas aos três eixos, que deve ser respondido por um dos representantes da equipe gestora (diretor, assistente de direção ou coordenador pedagógico) de acordo com as ações desenvolvidas no CEI. As unidades que realizarem no mínimo 50% das ações propostas em cada eixo receberão o selo “CEI Amigo do Peito”. Para acessar o questionário, clique  aqui

Como fazer parte

As Unidades interessadas em receber o selo “CEI Amigo do Peito” devem acessar o formulário abaixo. Neste formulário haverá uma relação de questões de ações relacionadas aos três eixos (famílias, equipe de funcionários e ambientes). Um representante da equipe gestora – diretor, assistente de direção ou coordenador pedagógico – deve analisar e assinalar quais ações atualmente são desenvolvidas pelo CEI.

Depois de enviado, o formulário passará por apreciação da comissão organizadora da campanha, que encaminhará devolutiva por e-mail. Serão consideradas aptas a receber o selo “CEI Amigo do Peito” as Unidades que afirmarem realizar no mínimo 50% das ações propostas em cada eixo. Os CEIs que, porventura não atenderem aos critérios mínimos, serão orientados e acompanhados pela comissão organizadora, juntamente com o nutricionista da Coordenadoria de Alimentação Escolar (CODAE), para o desenvolvimento das ações e posterior reavaliação para o recebimento do selo.

Em caso de dúvidas, entrar em contato pelo email: ceiamigodopeito@sme.prefeitura.sp.gov.br

Formulário CEI Amigo do Peito

 

Materiais de apoio

A Coordenadoria de Alimentação Escolar (CODAE) produz uma série de Informativos Técnicos contendo orientações às unidades atendidas sobre os diversos assuntos relacionados ao Programa de Alimentação Escolar.

O informativo 09/18 divulga a importância do leite materno e incentivar ações de promoção e apoio ao aleitamento materno. Ele é dirigido a todos os  Centros de Educação Infantil (CEIs), Centros de Convivência Infantil (CCIs) e Centros de Educação e Cultura Indígena (Projeto CECI) tanto de Gestão Direta, Mista, Terceirizada ou Conveniados.

Escolas Selecionadas

CEIs contemplados com o selo CEI Amigo do Peito – 2018 e 2019

Escolas Selecionadas 1Escolas Selecionadas 2Escolas Selecionadas 3Escolas Selecionadas 4Escolas Selecionadas 5Escolas Selecionadas 6Escolas Selecionadas 7Escolas Selecionadas 8

 

Acesse aqui o documento em pdf com a relação dos CEIs contemplados com o selo em 2019 e 2018