Logotipo da Campanha CEI Amigo do Peito

Centro de Educação Infantil (CEI) Amigo do Peito 

A campanha educativa CEI Amigo do Peito, desenvolvida pela Secretaria Municipal de Educação (SME), incentiva ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno na Rede Municipal de Ensino para garantir o direito dos bebês e das crianças à especial proteção para o seu desenvolvimento físico, mental e social. Ainda, o aleitamento materno também beneficia as famílias, a sociedade e o planeta.

Dessa forma, os CEIs têm papel fundamental nas ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno que estão alinhadas com a melhoria das práticas educativas e com o atendimento ao princípio dos direitos fundamentais das crianças.

A Campanha iniciou em 2017 e desde então vem se fortalecendo, inclusive com a participação em eventos, premiações, eventos científicos importantes e ações conjuntas com a Secretaria Municipal da Saúde (SMS). Saiba mais clicando aqui.

Alguns indicadores norteiam a construção de um caminho próprio, contextualizado e coletivo para a efetivação das ações voltadas à manutenção do aleitamento materno após a entrada dos bebês e crianças nos Centros de Educação Infantil (CEIs). Tais indicadores estão divididos em três eixos (família, equipe e ambiente), que consideram os ambientes educativos (tempos, espaços e materiais) e os atores envolvidos (bebês, crianças, famílias e todos os profissionais da Unidade Escolar). Os eixos estão organizados separadamente, mas são articulados entre si. Confira os eixos que norteiam um CEI Amigo do Peito:

  • Eixo família: acolhe e incentiva as famílias no ato da matrícula e em outros momentos para a manutenção da amamentação;
  • Eixo equipe: orienta e envolve toda a equipe do CEI nas ações de apoio ao aleitamento materno;
  • Eixo ambiente: organiza momentos, ambientes e materiais que acolhem e favorecem o aleitamento materno.

Assista o vídeo “Os eixos da Campanha CEI Amigo do Peito” elaborado pela CODAE. Sugerimos utilizá-lo em ações formativas com os educadores dos CEIs para  promover reflexões sobre os eixos da Campanha.

As Unidades interessadas em receber o selo “CEI Amigo do Peito” devem acessar um formulário que será disponibilizado no site em momento oportuno durante a Pandemia do Coronavírus.  Neste formulário haverá uma relação de questões de ações relacionadas aos três eixos (família, equipe e ambiente). Um representante da equipe gestora – diretor, assistente de direção ou coordenador pedagógico – deve analisar e assinalar quais ações atualmente são desenvolvidas pelo CEI.

Após o envio, a comissão organizadora da campanha analisará o formulário e encaminhará devolutiva por e-mail à Unidade. Serão consideradas aptas a receber o selo “CEI Amigo do Peito” as Unidades que afirmarem realizar no mínimo 50% das ações propostas em cada eixo. Os CEIs que não atenderem aos critérios mínimos serão orientados e acompanhados pela comissão organizadora, juntamente com o nutricionista supervisor da Coordenadoria de Alimentação Escolar (CODAE), para o desenvolvimento das ações e posterior reavaliação para o recebimento do selo.

Em caso de dúvidas, entrar em contato pelo email: ceiamigodopeito@sme.prefeitura.sp.gov.br

 

Abaixo estão relacionadas as Unidades Educacionais contempladas com o selo “CEI Amigo do Peito” nos anos de 2018 e 2019*.

Escolas Selecionadas 1Escolas Selecionadas 2Escolas Selecionadas 3Escolas Selecionadas 4Escolas Selecionadas 5Escolas Selecionadas 6Escolas Selecionadas 7Escolas Selecionadas 8

Acesse aqui o documento em pdf com a relação dos CEIs contemplados com o selo em 2019 e 2018. 

*Em 2020 não houve entrega dos selos devido à Pandemia do Coronavírus.

Aleitamento Nos Ceis No Retorno Presencial (1)Folheto informativo “Aleitamento nos CEIs no retorno presencial”:

Para ser disponibilizado no acolhimento das famílias cujos bebês estão ingressando aos CEIs neste contexto de pandemia do novo coronavírus, podendo ser distribuído individualmente e/ou colocado em um mural de acesso às famílias. O importante é demonstrar às famílias que é possível a continuidade do aleitamento materno, após o ingresso da criança no CEI, caso seja do interesse da mãe e do bebê/criança.

 

 

It 06.2021 – Ações Para Promoção E Incentivo Ao Aleitamento Materno Nos … (1)

Informativo Técnico SME/CODAE 06/2021 “Ações para promoção e incentivo ao aleitamento materno nos CEIs”:

Divulga a importância do leite materno, incentiva ações de apoio e incentivo ao aleitamento materno e atualiza as orientações com relação aos novos protocolos de saúde nos ambientes educacionais durante a pandemia do coronavírus.

 

 

It 06.2021 Anexo – Orientações Para Oferta Do Leite Materno No Cei

Anexo ao Informativo Técnico SME/CODAE 06/2021 “Orientações para oferta do leite materno no CEI”:

Material anexo com orientações para a mãe sobre extração do leite materno e comunicação sobre a oferta do leite materno no CEI, para ser impresso e preenchido pelo responsável do bebê/criança e diretor da Unidade Educacional.

“Aleitamento materno na Educação Infantil – sobre acolher e amamentar”. Vídeo elaborado pela CODAE, apresenta os benefícios do acolhimento aos familiares de crianças amamentadas.

 

“Manuseio do leite materno nos CEIs”. Vídeoaula elaborado pela CODAE, informa e orienta as unidades sobre as boas práticas no recebimento, armazenamento, descongelamento e oferta do leite materno.

 

“Materiais orientativos para promoção ao Aleitamento Materno nos CEIs”. Vídeo elaborado pela CODAE, apresenta o site da Campanha CEI Amigo do Peito e os materiais orientativos disponíveis para promover o aleitamento materno atendendo ao Plano Municipal pela Primeira Infância.

 

“Os eixos da Campanha CEI Amigo do Peito”. Vídeo elaborado pela CODAE, para ser utilizado em ações formativas com os educadores dos CEIs com intuito de promover reflexões sobre os eixos da Campanha (família, equipe e ambiente).

 

“Teaser da Campanha CEI Amigo do Peito 2019”. Vídeo elaborado pela CODAE para divulgação da Campanha CEI Amigo do Peito, traz depoimentos de diferentes atores da comunidade escolar.

 

Íntegra das palestras do Seminário “Somos Amigos do Peito – 2018”, realizado em agosto de 2018 para mais de 360 educadores de CEIs da cidade de São Paulo com o objetivo de socializar práticas que acolham e incentivem o aleitamento materno nos CEIs, além de divulgar a campanha “CEI Amigo do Peito”. Clique aqui para assistir. 

 

Íntegra das palestras do Seminário “Somos Amigos do Peito – 2019”, realizado em agosto de 2019 para aproximadamente 500 educadores de CEIs da cidade de São Paulo com os objetivos de sensibilizar os profissionais dos Centros de Educação Infantil (CEIs) sobre a importância de desenvolver ações voltadas ao aleitamento materno; problematizar, junto aos educadores, a necessidade de reorganizar os tempos e espaços das unidades para atender as famílias que desejem fazer parte da ação; socializar práticas que acolhem e incentivam o aleitamento materno nos CEIs; discutir a importância de uma rede de apoio às famílias e abordar os princípios da Campanha “CEI Amigo do Peito” como promotora do aleitamento materno nos CEIs da rede municipal de ensino. Clique aqui para assistir.

Notícias do CEI Amigo do Peito