Notícias
Vem aí o III Seminário de Cultura na Educação
Evento acontece em 27 de maio, no Teatro Paulo Eiró, em Santo Amaro; inscrições abertas até 15 de maio
Publicado em: 30/04/2026 18h38 | Atualizado em: 08/05/2026
A Secretaria Municipal de Educação (SME) de São Paulo realizará o “III Seminário de Cultura na Educação: deslimitar o desconhecido”, no dia 27 de maio, das 8h às 16h, no Teatro Paulo Eiró, em Santo Amaro. As inscrições estão abertas e podem ser feitas online até 15 de maio.
Em sua terceira edição, a iniciativa busca consolidar a escola como um território de fruição e produção cultural, para além da dimensão instrutiva. Em diálogo com a Rede Municipal, o seminário abordará as potências artísticas das Unidades Educacionais (UEs), estimulando a produção intelectual, a criatividade e a sensibilidade estética de docentes de Arte e equipes gestoras.
Entre os temas em debate estão direito à cultura e equidade, a formação de mediadores, a gestão escolar e articulação em rede. O encontro propõe reflexões que ultrapassam a sala de aula, reafirmando a escola pública como espaço privilegiado de invenção, pensamento crítico e emancipação social por meio da arte.
Os participantes terão direito a dispensa de ponto conforme publicação no Diário Oficial da Cidade de São Paulo.
Leia aqui a íntegra do Comunicado Nº 173 sobre a realização do III Seminário de Cultura na Educação.
Confira a programação:
8h – Credenciamento e coffee
9h – Abertura institucional
9h15 – Mesa intersetorial: “Cultura e Educação em Rede: Cidade Educadora”
10h – Apresentação de estudantes
10h30 – Mesa 1: “O mundo como obra: ler o território, celebrar a cultura local” com Prof. Dra. Luiza Christov (UNESP) | Prof. Dr. Leandro de Oliva (UNESP) | Mediação: Prof. Dr. Júnior Suci
11h30 – Relato de prática: “Prática com resultados” | Mediação: Profa. Ma. Cristiane Paiva
12h – Almoço
13h – Apresentação de estudantes
13h30 – Mesa 2: “Cultura na Educação e Educação na Cultura: proposições mediadoras” com Prof. Dra. Mirian Celeste (UNESP/MACKENZIE) |Mediação: Prof. Me. Bruno Canabarro
14h30 – Provocações finais: “Políticas públicas em arte e cultura na educação municipal de São Paulo”
15h – Apresentação artística: “Mundo Livre SA”
Notícias Mais Recentes
Secretaria Municipal de Educação
Escolas municipais realizam programações do Curso Normal entre outubro e dezembro
Secretaria Municipal de Educação
Documentário celebra 70 anos do Ensino Fundamental na Rede Municipal
Bom de Prova
Estudantes ajudam a fortalecer a aprendizagem na Rede Municipal de Ensino ao participar das avaliações
Diretoria Regional de Educação Pirituba
Estudantes aprendem sobre educação alimentar na EMEF Professor Josué de Castro
Bom de Prova
SME promove aulão de Educomunicação para campanhas Bom de Prova
Secretaria Municipal de Educação
SME reforça importância da ética no serviço público
Relacionadas
Escolas municipais realizam programações do Curso Normal entre outubro e dezembro
Publicado em: 16/10/2026 3h41 - em Secretaria Municipal de Educação
Documentário celebra 70 anos do Ensino Fundamental na Rede Municipal
Publicado em: 15/10/2026 12h27 - em Secretaria Municipal de Educação
Estudantes ajudam a fortalecer a aprendizagem na Rede Municipal de Ensino ao participar das avaliações
Publicado em: 15/10/2026 9h10 - em Bom de Prova
Estudantes aprendem sobre educação alimentar na EMEF Professor Josué de Castro
Publicado em: 13/10/2026 10h04 - em Diretoria Regional de Educação Pirituba
SME promove aulão de Educomunicação para campanhas Bom de Prova
Publicado em: 09/10/2026 4h00 - em Bom de Prova