Notícias

III Festival Rainhas do Tabuleiro celebra protagonismo feminino no xadrez escolar

Evento reunirá mais de 500 meninas e professoras da Rede Municipal em um dia dedicado ao xadrez e à valorização da presença feminina no esporte

Publicado em: 06/11/2025 12h10 | Atualizado em: 06/11/2025
Fotografia com o fundo bege e o texto "III Festival Rainhas Do Tabuleiro"

A Secretaria Municipal de Educação de São Paulo (SME), por meio da Coordenadoria dos Centros Educacionais Unificados (COCEU) e do Programa Jogos de Tabuleiro, em parceria com a Secretaria Municipal de Relações Internacionais (SMRI), realiza no dia 8 de novembro, das 10h às 17h, o III Festival Rainhas do Tabuleiro, no CEU Sapopemba.

O Festival, voltado exclusivamente ao público feminino, integra as ações do Projeto Mulher no Esporte, desenvolvido pela Divisão de Esporte, Corpo e Movimento (DIESP). A iniciativa tem como objetivo estimular e ampliar a participação de meninas e mulheres nas atividades de jogos de tabuleiro, promovendo o empoderamento e o protagonismo feminino também no campo esportivo.

Ao longo do dia, o evento contará com jogos de xadrez nas categorias do Sub-8 ao Sub-18, Livre e Professoras, reunindo mais de 500 participantes entre estudantes e educadoras das 13 Diretorias Regionais de Educação (DREs). Além das partidas, estão previstas ações pedagógicas e lúdicas.

A programação tem início às 8h30, com a chegada das delegações e autoridades, seguida da abertura oficial às 10h, que contará com representantes da SME, da Secretaria Municipal de Relações Internacionais (SMRI), de consulados, do CEU Sapopemba e das Diretorias Regionais. A árbitra principal Joara Chaves fará a fala inaugural antes do início dos jogos. A premiação das vencedoras está prevista para o final da tarde, entre 16h e 17h.

O Festival Rainhas do Tabuleiro é uma celebração da força, da inteligência e da presença feminina no universo dos jogos de tabuleiro, reforçando o compromisso da Rede Municipal de Ensino com a promoção da igualdade de gênero e o incentivo à participação das mulheres no esporte e na educação.

Serviço
Data: 8 de novembro de 2025
Horário: 10h às 17h
Local: CEU Sapopemba – Rua Manuel Quirino de Mattos, s/nº, Jardim Sapopemba

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Imagem com fundo claro e borda azul. Ao centro, está o logotipo da COCEU em azul, composto pela palavra “COCEU” em letras maiúsculas e, acima, um elemento gráfico estilizado que lembra uma ave em voo ou uma linha fluida.

Oportunidade para atuar em COCEU

Publicado em: 27/03/2026 2h41 - em CEU e COCEU

Imagem composta de duas fotografias com ações de escolas sobre o

Escolas das zonas Norte e Leste promovem ações no Mês da Mulher

Publicado em: 26/03/2026 3h13 - em Diretoria Regional de Educação Itaquera

Imagem com uma compodição de quatro fotografias de faixas pintadas a mão com dizeres sobre violência contra mulher.

Escola faz passeata pelo bairro para denunciar violência contra mulher

Publicado em: 25/03/2026 6h08 - em Diretoria Regional de Educação Capela do Socorro

Imagem com o fundo laranja e o texto
Fotografia de seis pessoas adultas sentadas ao redor da mesa conversando. Sobre a mesa papéis, computado e tablets.

SME realiza nova reunião sobre o Programa de Integridade e Boas Práticas

Publicado em: 25/03/2026 12h11 - em Secretaria Municipal de Educação

1 34 35 36 37 38 1.674