Notícias

Seminário NAAPA apresenta ações desenvolvidas em dois anos de atuação

O tema central do encontro foi as “Possibilidades da Intersetorialidade na Garantia do Direito à Educação”.

Publicado em: 01/12/2016 15h55 | Atualizado em: 30/11/2020
naapa_direitos_740_x_430.jpg

A Secretaria Municipal de Educação (SME), por meio do Núcleo de Apoio e Acompanhamento para Aprendizagem (NAAPA), realizou nesta quarta-feira (23) o Seminário “Possibilidades da Intersetorialidade na Garantia do Direito à Educação”. O evento aconteceu na Academia Paulista de Letras (AEL) e reuniu cerca de 200 pessoas.

A abertura do encontro contou com a participação da Vice-Prefeita e Secretária Municipal de Educação, Nádia Campeão, da Coordenadora da Coordenadoria Pedagógica da SME, Ana Lucia Sanchez e Adriana Watanabe, Coordenadora do Núcleo de Apoio e Acompanhamento para Aprendizagem da SME.

“É um orgulho imenso saber que o NAAPA é uma política pública construída pelos trabalhadores, ela não foi uma política imposta para nossa rede municipal, ela foi feita a partir da demanda apresentada pelas equipes escolares. Fizemos um mapeamento da cidade, com todos os casos complexos encontrados em escolas e as equipes dos NAAPAs foram conhecendo e atuando junto aos educadores para garantir a aprendizagem dos estudantes”, comemora Adriana Watanabe.

“O NAAPA vem de uma proposta pública que trabalha a partir do principio do direito. A escola ainda é um espaço conservador e o NAAPA dá a garantia do direito da criança ao atendimento não medicalizado e não excludente do estudante, é um trabalho em rede que precisa ser integrado e ancorado como politica pública para a nossa cidade”, ressalta Ana Lúcia Sanchez.

“O trabalho do NAAPA é uma iniciativa que se baseia nos direitos das crianças e nós temos que apostar em politicas públicas deste tipo”, completa a Secretária Nádia Campeão.

Trabalho intersetorial – Em seguida foi montada a mesa intersetorial que teve como objetivo ressaltar a importância das parcerias com os órgãos que atuam para a preservação dos direitos e bem estar de crianças e jovens. Estavam presentes o Dr. Paulo Roberto Fadigas Cesar, Juiz Titular da Vara da Infância e da Juventude; Sérgio Pinto Carneiro, Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e os representantes das Secretarias Municipais de Saúde, Janaína Lopes Diogo e da Assistência e Desenvolvimento Social, Maximiliano Martins Dante.

Durante o seminário temas como “Saúde e Educação” foram debatidos pela Profa. Dra. Emília Cipriano da Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP) e a Ms. Renata Lauretti Guarido, Assessora do NAAPA/SME. A “Despatologização e Desmedicalização da Educação e da Sociedade” foi discutido pelas professoras Dra. Maria Aparecida Moysés, da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp e Dra. Cecília Azevedo Lima Collares, da Faculdade de Educação da Unicamp.

Para finalizar o encontro o tema foi “Equipe Multiprofissional da Equipe do NAAPA/DRE” e teve a participação de profissionais que atuam nas Diretorias Regionais de Educação (DREs). A mesa foi composta por Márcia Andréa B. da Costa Oliveira, Coordenadora; Paulo José Cavalcante, Psicólogo; Luciana Silva Pessoa, Psicopedagoga; Alexandra P. Barbosa, Assistente Social e Caroline Fernandes Lima, Fonoaudióloga.

A plateia foi composta por Diretores, Professores, Coordenadores Pedagógicos, Supervisores e as equipes das 13 Diretorias Regionais de Educação, além de profissionais da Saúde, Assistentes Sociais, Conselheiros Tutelares e representantes da Vara da infância e Adolescência.

Relatório final de formação do NAAPA – Os participantes do seminário receberam uma publicação contendo o relato do trabalho desenvolvido ao longo dos anos de 2015 e 2016 junto às unidades educacionais da Rede Municipal de Educação de São Paulo. “A publicação consolida o esforço da equipe do Núcleo de Apoio e Acompanhamento para Aprendizagem em sistematizar o trabalho desenvolvido nos últimos anos, ressaltou a Coordenadora do NAAPA. 

Clique aqui e acesse o documento.

Confira uma Galeria de Imagens do Seminário.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Roda de conversa de crianças pequenas sentadas no chão com a professora para leitura de uma história.

Escola Infantil lança projeto permanente para público-alvo da Educação Especial 

Publicado em: 30/03/2026 4h58 - em Diretoria Regional de Educação Campo Limpo

Curso Linguagem Cultura Escrita
Imagem de uma pessoa vista de perfil, escrevendo a palavra “Educação” em um quadro branco com uma caneta preta. A pessoa tem cabelo preso e veste uma jaqueta jeans. A palavra está escrita em letra cursiva, em destaque no centro da imagem. Ao fundo, o cenário é claro e minimalista, com um detalhe em degradê azul no canto superior direito, conferindo um aspecto institucional e limpo.

Fontes de recursos na folha de pagamento dos professores reforçam transparência

Publicado em: 27/03/2026 7h00 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

Imagem de um jovem sorridente, em ambiente interno, ao lado de uma cabine de votação. Ele usa óculos, camiseta clara com a palavra “VOTE” e o número “8” escritos à mão, além de um nome abaixo, sugerindo apoio a uma candidatura. Ao lado, há uma estrutura de papelão branca com as inscrições “Justiça Eleitoral” e “Cabina de Votação”, com o símbolo oficial ao centro. A cabine está posicionada sobre uma mesa, onde também é possível ver parte de um equipamento eletrônico. O cenário remete a um processo de votação escolar, como eleições de grêmio estudantil.

Escola municipal realiza eleição do Grêmio Estudantil com urnas eletrônicas 

Publicado em: 27/03/2026 6h32 - em Diretoria Regional de Educação São Mateus

Montagem de imagens em ambiente de cozinha profissional. Na parte superior, um grupo de aproximadamente quinze pessoas posa sorrindo para a câmera, vestindo aventais e toucas, ao redor de uma mesa com diversos alimentos preparados, como pães, bolos, frutas e pratos decorados. O grupo é diverso em idade, gênero e aparência, transmitindo um clima de colaboração e acolhimento. Na parte inferior, há três imagens menores: à esquerda, uma pessoa observa a tela de um computador com conteúdo organizado em quadros; ao centro, participantes trabalham na preparação de alimentos em uma bancada, manipulando ingredientes; à direita, duas pessoas conversam enquanto uma delas gesticula, possivelmente explicando uma atividade. O conjunto das imagens sugere um contexto de formação, trabalho coletivo e aprendizado na área de alimentação.
1 33 34 35 36 37 1.674