Notícias

Seminário NAAPA apresenta ações desenvolvidas em dois anos de atuação

O tema central do encontro foi as “Possibilidades da Intersetorialidade na Garantia do Direito à Educação”.

Publicado em: 01/12/2016 15h55 | Atualizado em: 30/11/2020
naapa_direitos_740_x_430.jpg

A Secretaria Municipal de Educação (SME), por meio do Núcleo de Apoio e Acompanhamento para Aprendizagem (NAAPA), realizou nesta quarta-feira (23) o Seminário “Possibilidades da Intersetorialidade na Garantia do Direito à Educação”. O evento aconteceu na Academia Paulista de Letras (AEL) e reuniu cerca de 200 pessoas.

A abertura do encontro contou com a participação da Vice-Prefeita e Secretária Municipal de Educação, Nádia Campeão, da Coordenadora da Coordenadoria Pedagógica da SME, Ana Lucia Sanchez e Adriana Watanabe, Coordenadora do Núcleo de Apoio e Acompanhamento para Aprendizagem da SME.

“É um orgulho imenso saber que o NAAPA é uma política pública construída pelos trabalhadores, ela não foi uma política imposta para nossa rede municipal, ela foi feita a partir da demanda apresentada pelas equipes escolares. Fizemos um mapeamento da cidade, com todos os casos complexos encontrados em escolas e as equipes dos NAAPAs foram conhecendo e atuando junto aos educadores para garantir a aprendizagem dos estudantes”, comemora Adriana Watanabe.

“O NAAPA vem de uma proposta pública que trabalha a partir do principio do direito. A escola ainda é um espaço conservador e o NAAPA dá a garantia do direito da criança ao atendimento não medicalizado e não excludente do estudante, é um trabalho em rede que precisa ser integrado e ancorado como politica pública para a nossa cidade”, ressalta Ana Lúcia Sanchez.

“O trabalho do NAAPA é uma iniciativa que se baseia nos direitos das crianças e nós temos que apostar em politicas públicas deste tipo”, completa a Secretária Nádia Campeão.

Trabalho intersetorial – Em seguida foi montada a mesa intersetorial que teve como objetivo ressaltar a importância das parcerias com os órgãos que atuam para a preservação dos direitos e bem estar de crianças e jovens. Estavam presentes o Dr. Paulo Roberto Fadigas Cesar, Juiz Titular da Vara da Infância e da Juventude; Sérgio Pinto Carneiro, Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e os representantes das Secretarias Municipais de Saúde, Janaína Lopes Diogo e da Assistência e Desenvolvimento Social, Maximiliano Martins Dante.

Durante o seminário temas como “Saúde e Educação” foram debatidos pela Profa. Dra. Emília Cipriano da Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP) e a Ms. Renata Lauretti Guarido, Assessora do NAAPA/SME. A “Despatologização e Desmedicalização da Educação e da Sociedade” foi discutido pelas professoras Dra. Maria Aparecida Moysés, da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp e Dra. Cecília Azevedo Lima Collares, da Faculdade de Educação da Unicamp.

Para finalizar o encontro o tema foi “Equipe Multiprofissional da Equipe do NAAPA/DRE” e teve a participação de profissionais que atuam nas Diretorias Regionais de Educação (DREs). A mesa foi composta por Márcia Andréa B. da Costa Oliveira, Coordenadora; Paulo José Cavalcante, Psicólogo; Luciana Silva Pessoa, Psicopedagoga; Alexandra P. Barbosa, Assistente Social e Caroline Fernandes Lima, Fonoaudióloga.

A plateia foi composta por Diretores, Professores, Coordenadores Pedagógicos, Supervisores e as equipes das 13 Diretorias Regionais de Educação, além de profissionais da Saúde, Assistentes Sociais, Conselheiros Tutelares e representantes da Vara da infância e Adolescência.

Relatório final de formação do NAAPA – Os participantes do seminário receberam uma publicação contendo o relato do trabalho desenvolvido ao longo dos anos de 2015 e 2016 junto às unidades educacionais da Rede Municipal de Educação de São Paulo. “A publicação consolida o esforço da equipe do Núcleo de Apoio e Acompanhamento para Aprendizagem em sistematizar o trabalho desenvolvido nos últimos anos, ressaltou a Coordenadora do NAAPA. 

Clique aqui e acesse o documento.

Confira uma Galeria de Imagens do Seminário.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia de uma mulher em frente a uma mesa de escritório com um computador.
Fotografia em plano médio e ambiente fechado mostra um grupo de cerca de 30 mulheres reunidas em uma sala de aula ou treinamento. Elas estão posicionadas à frente de uma tela de projeção e sorriem para a câmera.

Alimentação escolar é tema de formação na DRE São Mateus 

Publicado em: 23/06/2026 3h00 - em Alimentação Escolar

Fotografia colorida em plano detalhe e ângulo frontal, com foco nítido nos elementos em primeiro plano e fundo intencionalmente desfocado (efeito bokeh). A imagem retrata uma estação de trabalho tecnológica em uma sala de aula ou laboratório de informática moderno.

Qualificação profissional chega aos CEUs da Zona Leste 

Publicado em: 23/06/2026 12h11 - em CEU e COCEU

Projeto trabalha ações de empatia, cuidado e respeito ao próximo 

Projeto trabalha ações de empatia, cuidado e respeito ao próximo 

Publicado em: 19/06/2026 9h26 - em Diretoria Regional de Educação São Mateus

Montagem com duas fotografias registradas durante atividades da Semana da União Europeia em polos de formação dos CEUs. Na imagem à esquerda, estudantes estão sentados em uma sala de aula acompanhando a apresentação de uma representante consular em frente a uma tela de projeção. Na imagem à direita, outro grupo de estudantes participa de uma palestra, enquanto alguns seguram pequenas bandeiras da Alemanha. Em ambas as cenas, os participantes acompanham atentamente as apresentações, promovendo momentos de aprendizado sobre idiomas, cultura e relações internacionais.

CELP aproxima estudantes de autoridades consulares durante Semana da União Europeia 

Publicado em: 18/06/2026 4h00 - em Centro de Estudos de Línguas Paulistano

«1 2 3 1.673