Notícias

Educadores da DRE Ipiranga participam de formação em jogos e brincadeiras indígenas

Curso acontecerá entre os dias 10 e 28 de junho

Publicado em: 16/06/2016 9h20 | Atualizado em: 30/11/2020
formacao_jogos_brincadeiras_indiginas_740_x_430.jpg

Acontece nas dependências da Diretoria Regional de Educação (DRE) Ipiranga o curso optativo “O Jogo da Onça e outras brincadeiras indígenas”, ação formativa, desenvolvida pela Coordenadoria dos CEUs e da Educação Integral – COCEU, em parceria com a Coordenadoria Pedagógica – COPED, Núcleo de Educação Étnico-racial no qual educadores estão se apropriando, através da abordagem conceitual e de vivências, das brincadeiras que expressam a cosmovisão indígena.

O curso, que se insere no Programa de Educação em Relações Étnico-raciais e no Programa de Jogos de Tabuleiro da Rede Municipal de Ensino (RME) de São Paulo, visa oferecer aportes para uma prática pedagógica Intercultural, valorizando as matrizes formadoras da cultura brasileira.

Sobre o Jogo da onça – “Adugo” ou “Jogo da Onça”, é um jogo de tabuleiro praticado pelos povos indígenas; Bororo no Mato Grosso, Manchakeri no Acre e entre os Guaranis em São Paulo. O jogo consiste num tabuleiro desenhado na terra onde pedras e sementes são usadas como peças. É praticado entre dois jogadores. Um jogador fica com a Onça e o outro jogador fica com 14 cachorros. O objetivo de quem está com a Onça é capturar cinco cachorros. No entanto o objetivo de quem está com os cachorros é encurralar a Onça em sua toca. Vence o jogador que atingir esses objetivos.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia mostra vários integrantes de uma fanfarra vestidos com uniforme azul marinho e laranja e seus instrumentos musicais.

Grande Final da 20ª edição FEMIC 2023 no CEU Água Azul

Publicado em: 08/12/2023 1h19 - em Secretaria Municipal de Educação

Foto de professores e estudantes no evento Estudantes Em Ação

Escolas da Rede Municipal de Educação de SP recebem prêmio Estudantes em Ação

Publicado em: 07/12/2023 5h56 - em Secretaria Municipal de Educação

Montagem com seis fotos. Elas mostram crianças experimentando sala de frutas, cenoura, laranja e plantando.

Crianças de CEI têm vivências lúdicas sobre a importância de se alimentar bem

Publicado em: 07/12/2023 3h45 - em Secretaria Municipal de Educação

Imagem com fundo roxo, o título diz
Fotografia de dois estudantes sentado frente a frente em uma entrevista.

Programa Imprensa Jovem celebra 18 anos 

Publicado em: 06/12/2023 5h37 - em Educomunicação

1 265 266 267 268 269 1.674