Notícias

SME vai elaborar documento para população migrante compreender como funciona o Sistema de Ensino Municipal

Material será traduzido em diversos idiomas e será construído a partir de contribuições dos educadores municipais; formulário fica disponível até 23 de fevereiro

Publicado em: 16/02/2024 17h25 | Atualizado em: 16/02/2024

Foto de uma criança com uniforme da rede publica de São Paulo em um brinquedo.

A população migrante da cidade de São Paulo em breve ganhará um material que vai ajudá-la a entender melhor como funciona o Sistema de Ensino Municipal da cidade de São Paulo. Para construí-lo, o Núcleo de Ensino para as Relações Étnico-Raciais (NEER) da Secretaria Municipal de Educação convida as pessoas servidoras da rede municipal a contribuírem através de um formulário que visa coletar validações e colaborações sobre os principais encaminhamentos que os migrantes necessitam ao chegarem às Unidades Educacionais. O formulário ficará disponível para inserções até 23 de fevereiro.

O objetivo do documento é elucidar à população migrante como funciona o acesso à Educação no Brasil, detalhando especificamente na cidade de São Paulo, as diferentes modalidades de ensino, os programas institucionais para migrantes que tocam a Educação, além de indicar equipamentos importantes para esta população na prefeitura de São Paulo, como o Centro de Referência e Atendimento para Imigrantes e a instância de participação social no Conselho Municipal de Imigrantes. 

O material terá traduções em diferentes idiomas para contemplar migrantes de diferentes nacionalidades. 

“Fazer um material que informe sobre o sistema de ensino municipal para a população migrante é uma meta que está prevista no Plano Municipal de Políticas para População Imigrante da Prefeitura de São Paulo. Parte do princípio que nem sempre as pessoas sabem como funciona uma escola municipal e quais são os direitos dos estudantes e suas famílias. A intenção é elucidar como solicitar vaga na RME, falar sobre os programas de Transporte Escolar Gratuito, Leve leite, Uniforme e Material Escolar”, entre outras informações, diz Carolinne Mendes da Silva, do Núcleo de Ensino para as Relações Étnico-Raciais (NEER). 

Para compor o material, o NEER busca a colaboração das pessoas servidoras da RME-SP, principalmente as que atuam em Unidades Educacionais que recebem a população migrante, por meio do formulário. O link estará disponível até o dia 23 de fevereiro de 2023. 

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

1 2 3 1.442