Notícias

Educadores da DRE Ipiranga participam de formação em jogos e brincadeiras indígenas

Curso acontecerá entre os dias 10 e 28 de junho

Publicado em: 16/06/2016 9h20 | Atualizado em: 30/11/2020
formacao_jogos_brincadeiras_indiginas_740_x_430.jpg

Acontece nas dependências da Diretoria Regional de Educação (DRE) Ipiranga o curso optativo “O Jogo da Onça e outras brincadeiras indígenas”, ação formativa, desenvolvida pela Coordenadoria dos CEUs e da Educação Integral – COCEU, em parceria com a Coordenadoria Pedagógica – COPED, Núcleo de Educação Étnico-racial no qual educadores estão se apropriando, através da abordagem conceitual e de vivências, das brincadeiras que expressam a cosmovisão indígena.

O curso, que se insere no Programa de Educação em Relações Étnico-raciais e no Programa de Jogos de Tabuleiro da Rede Municipal de Ensino (RME) de São Paulo, visa oferecer aportes para uma prática pedagógica Intercultural, valorizando as matrizes formadoras da cultura brasileira.

Sobre o Jogo da onça – “Adugo” ou “Jogo da Onça”, é um jogo de tabuleiro praticado pelos povos indígenas; Bororo no Mato Grosso, Manchakeri no Acre e entre os Guaranis em São Paulo. O jogo consiste num tabuleiro desenhado na terra onde pedras e sementes são usadas como peças. É praticado entre dois jogadores. Um jogador fica com a Onça e o outro jogador fica com 14 cachorros. O objetivo de quem está com a Onça é capturar cinco cachorros. No entanto o objetivo de quem está com os cachorros é encurralar a Onça em sua toca. Vence o jogador que atingir esses objetivos.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Menina está segurando uma placa onde está escrito

Secretaria Municipal de Educação oferece cursos de idiomas para alunos da rede

Publicado em: 11/01/2024 12h23 - em Secretaria Municipal de Educação

ilustração abstrata com o um balão escrito Telecentro

Telecentros dos CEUs oferecem curso de digitação

Publicado em: 10/01/2024 4h25 - em Secretaria Municipal de Educação

Logo curso Supervisão Escolar construindo caminho em rede

Supervisores ingressantes participarão de formação inicial em 2024

Publicado em: 09/01/2024 3h23 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia do parque da EMEI Mário de Andrade com tobogã colorido.

Prefeito Ricardo Nunes visita EMEI Mário de Andrade

Publicado em: 08/01/2024 7h28 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de crianças na piscina com boias de unicórnio.

43ª edição do Recreio nas Férias começa nesta segunda-feira

Publicado em: 08/01/2024 11h19 - em Secretaria Municipal de Educação

1 256 257 258 259 260 1.674