Notícias

Educadores da DRE Ipiranga participam de formação em jogos e brincadeiras indígenas

Curso acontecerá entre os dias 10 e 28 de junho

Publicado em: 16/06/2016 9h20 | Atualizado em: 30/11/2020
formacao_jogos_brincadeiras_indiginas_740_x_430.jpg

Acontece nas dependências da Diretoria Regional de Educação (DRE) Ipiranga o curso optativo “O Jogo da Onça e outras brincadeiras indígenas”, ação formativa, desenvolvida pela Coordenadoria dos CEUs e da Educação Integral – COCEU, em parceria com a Coordenadoria Pedagógica – COPED, Núcleo de Educação Étnico-racial no qual educadores estão se apropriando, através da abordagem conceitual e de vivências, das brincadeiras que expressam a cosmovisão indígena.

O curso, que se insere no Programa de Educação em Relações Étnico-raciais e no Programa de Jogos de Tabuleiro da Rede Municipal de Ensino (RME) de São Paulo, visa oferecer aportes para uma prática pedagógica Intercultural, valorizando as matrizes formadoras da cultura brasileira.

Sobre o Jogo da onça – “Adugo” ou “Jogo da Onça”, é um jogo de tabuleiro praticado pelos povos indígenas; Bororo no Mato Grosso, Manchakeri no Acre e entre os Guaranis em São Paulo. O jogo consiste num tabuleiro desenhado na terra onde pedras e sementes são usadas como peças. É praticado entre dois jogadores. Um jogador fica com a Onça e o outro jogador fica com 14 cachorros. O objetivo de quem está com a Onça é capturar cinco cachorros. No entanto o objetivo de quem está com os cachorros é encurralar a Onça em sua toca. Vence o jogador que atingir esses objetivos.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Foto de um homem negro sorrindo de braços cruzados na frente de uma lousa com equações matemáticas.

Prefeitura de SP antecipa convocações de mais de 7 mil professores para a Rede Municipal de Ensino

Publicado em: 19/01/2024 4h24 - em Secretaria Municipal de Educação

fotografia de estudantes manuseando livros de literatura

SME divulga resultado da seleção de prêmio de Leitura literária para a infância

Publicado em: 19/01/2024 12h13 - em Secretaria Municipal de Educação

Bebeteca

Prefeitura entrega Bebetecas nos CEUs Pinheirinho D’Água e Taipas durante Prefeitura Presente

Publicado em: 19/01/2024 11h45 - em Secretaria Municipal de Educação

fotografia da fachada do CEI Dionísia

Prefeitura entrega Centro de Educação Infantil Dionísia Gonçalves Pinto, na região de Pirituba

Publicado em: 18/01/2024 7h15 - em Secretaria Municipal de Educação

fotografia ilustrativa de uma professora em sala de aula
1 254 255 256 257 258 1.674