Notícias

Prefeitura de São Paulo entrega mais de 1400 óculos em escolas municipais

Programa Avança Saúde Escolar Oftalmologia entregou 89 óculos na EMEF Vinicius de Moraes nesta segunda-feira

Publicado em: 01/04/2024 17h16 | Atualizado em: 01/04/2024
2ae5fcbc Fe06 49a5 Befc 809bf5857e23

Aconteceu nesta segunda-feira (1) a distribuição de 89 óculos do Programa Avança Saúde Escolar Oftalmologia, organizado pela Secretaria Municipal de Educação (SME) na EMEF Vinicius de Moraes da DRE São Mateus. Um total de 1419 óculos estão sendo entregues em 20 escolas neste começo de ano, a expectativa é que o atendimento continue até cobrir todas as escolas de ensino fundamental da Rede Municipal.

Os profissionais do Instituto Suel Abujamra levaram os óculos e chamaram os estudantes selecionados para a adaptação da armação no rosto de cada um, com o objetivo de garantir o conforto e qualidade visual. Após uma olhada no espelho e alguns ajustes, os estudantes já conseguiam voltar para as atividades com os novos pares de óculos.

A proposta do Programa Avança Saúde Escolar Oftalmologia é examinar a saúde visual de mais de 423 mil estudantes matriculados na Rede Municipal. A iniciativa almeja aprimorar o rendimento acadêmico ao proporcionar serviços oftalmológicos gratuitos, como a distribuição de óculos, assistência hospitalar e intervenções de acordo com a necessidade de cada um. 

Os estudantes passam por uma série de exames para avaliar a situação da saúde ocular, aqueles que tiverem a necessidade de prescrição de óculos têm a oportunidade de escolher a própria armação. Caso seja encontrada alguma patologia ocular, como estrabismo, é realizado um encaminhamento para a Unidade Básica de Saúde (UBS). 

No caso da EMEF Vinicius de Moraes, os exames aconteceram em fevereiro, com 436 atendimentos, 43 encaminhamentos para o Sistema Único de Saúde (SUS) e 89 óculos entregues. O número total, somado às outras 19 escolas neste começo de ano, chega a 1419 óculos. 

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Um grupo de crianças sentadas em uma quadra com uma rede de voleibol baixa

CEU Parque São Carlos realiza festival de vivências paralímpicas

Publicado em: 29/04/2024 5h22 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia com mosaico colorido e a frase

Inscrições abertas para o 8º Prêmio Territórios Tomie Ohtake 

Publicado em: 26/04/2024 5h52 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia mostra grupo de pessoas posando para foto em auditório.
foto de mulheres sentadas, explicando o conteúdo projetado em duas telas ao fundo
Fotografia mostra o ambiente de uma biblioteca, com estante de livros, mesas e cadeiras e puffs.

CEUs estão com programação especial nas bibliotecas

Publicado em: 24/04/2024 3h23 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.442