Notícias

Estudantes da Rede Municipal visitam o Museu Afro

Tour faz parte de um projeto organizado pela EMEF Francisco Rebolo

Publicado em: 23/03/2024 10h00 | Atualizado em: 22/03/2024
Estudantes sentados observando professor durante visita ao Museu Afro

Os estudantes na EMEF Francisco Rebolo visitaram nesta quinta-feira (21) o Museu Afro Brasil Emanoel Araujo para complementar um projeto de educação antirracista organizado na unidade chamado “Luz, Câmera, Rebolo”. 

O projeto é um grupo de dança e produção de vídeos idealizado pelo Professor Orientador de Educação Digital Lucas Almeida e está alinhado com as orientações do Currículo da Cidade. A sua origem está no Projeto Itinerâncias Antirracistas organizado pelo Núcleo de Educação para as Relações Étnico-Raciais (NEER) e outras áreas da Divisão de Currículo da SME (DC/COPED).

A proposta do projeto é fazer o uso do corpo e do movimento para elaborar vídeos e apresentações com temáticas antirracistas. A visita ao museu foi mais uma etapa dentro das ações do professor. “O contato com o acervo e sua história foram fundamentais para os estudantes conhecerem ainda mais sobre a cultura negra e isso irá potencializar a dança e torná-la engajada e consciente”, apontou. 

Os estudantes tiveram a oportunidade de conferir o acervo, que conta com mais de 8 mil obras e documentos de autores brasileiros e estrangeiros com datas que vão desde o século XV até os dias atuais. Entre as diversas exposições, a de destaque é a de longa duração, que conta com 6 núcleos: África: Diversidade e Permanência; Trabalho e Escravidão; As Religiões Afro-Brasileiras; Artes Plásticas: a Mão Afro Brasileira; O Sagrado e o Profano; e História e Memória .

O Museu Afro Brasil Emanoel Araujo pertence ao Governo do Estado, dentro da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, e é gerido pela Associação Museu Afro Brasil. 

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Um professor segura o braço de uma estudante que sobe em uma corda. Ao fundo, uma floresta e um rio.

Estudantes da Rede Municipal visitam Polo de Ecoturismo de São Paulo

Publicado em: 18/04/2024 6h16 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia mostra seis pessoas sentadas em uma bancada vermelha, atrás deles se lê

Secretaria Municipal de Educação promove encontro formativo para educadores sobre proteção escolar

Publicado em: 18/04/2024 3h16 - em Secretaria Municipal de Educação

Uma criança com uniforme da prefeitura toca em um tablet em cima de uma mesa

Estudantes da Rede Municipal de Ensino ganham recurso para aprender Matemática

Publicado em: 18/04/2024 2h07 - em Secretaria Municipal de Educação

Foto de estudante usando notebook da escola.
Fotografia mostra duas mãos pegando pedrinhas coloridas que formam um coração cheio de predas nas cores amarela, vermelha e azul.
1 2 3 1.440