Notícias

SME cria sistema on-line para monitoramento da transmissão de COVID-19

Sistema CITsmart permitirá o registro das informações e a impressão do formulário que acompanhará o aluno ou profissional da Educação até a UBS

Publicado em: 15/02/2021 15h29 | Atualizado em: 15/02/2021

fotografia de ambiente escolar com dispositivo de álcool em gel fixado na paredeA Secretaria Municipal de Educação (SME) de São Paulo implementou um sistema de monitoramento on-line que visa registrar a incidência de casos suspeitos de COVID-19 nas escolas da rede municipal. A partir do fluxo de monitoramento da transmissão enviado para as unidades educacionais, os profissionais da escola podem identificar casos suspeitos, entrar em contato com as famílias e viabilizar o encaminhamento para as Unidades Básica de Saúde (UBS) de referência.

Confira o cartaz com o fluxo de monitoramento da transmissão.

O apontamento dos casos suspeitos deverá ser feito pela equipe gestora por meio do sistema CITsmart, em Monitoramento COVID-SIMC-19. A equipe gestora deverá registrar os dados do aluno ou profissional e encaminhá-lo com o formulário impresso para a UBS de referência. Isso viabilizará o atendimento e permitirá o controle por parte das autoridades de Saúde e Educação.

Confira o vídeo para acesso ao sistema CITsmart:

O fluxo de monitoramento da transmissão foi organizado conjuntamente com a Secretaria de Saúde. Caso haja constatação de um ou mais sintomas, a escola deverá fazer o isolamento do estudante, entrar em contato com a família, preencher o formulário no sistema CITsmart e imprimi-lo, orientando que os responsáveis levem a criança até a UBS de referência. No caso do educador, este deverá ir até a Unidade Médica. Na confirmação de infecção por COVID-19 os familiares deverão comunicar a escola imediatamente.

São sintomas de COVID-19: febre, dor de cabeça, dor de garganta, tosse, coriza, falta de ar e perda de olfato ou paladar. Em crianças, considerar também obstrução nasal. Na suspeita de COVID, a febre pode estar ausente e diarreia pode estar presente.

Confira o cartaz com os principais sintomas da COVID-19.

A Coordenadoria de Vigilância em Saúde preparou um material voltado às equipes escolares. Acesse a notícia COVISA prepara orientações para o retorno presencial das equipes escolares.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Alunos da DRE Campo Limpo participarão do Parlamento Jovem Paulista 2015

Alunos da DRE Campo Limpo participarão do Parlamento Jovem Paulista 2015

Publicado em: 16/10/2015 2h30 - em Secretaria Municipal de Educação

CEU Uirapuru apresenta espetáculo “Rosas”

CEU Uirapuru apresenta espetáculo “Rosas”

Publicado em: 16/10/2015 2h27 - em CEU e COCEU

Conheça os cursos promovidos pelo NAAPA no 2º semestre de 2015

Conheça os cursos promovidos pelo NAAPA no 2º semestre de 2015

Publicado em: 16/10/2015 12h46 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

Solenidade em homenagem ao Dia do Professor na Câmara Municipal

Solenidade em homenagem ao Dia do Professor na Câmara Municipal

Publicado em: 16/10/2015 11h45 - em Secretaria Municipal de Educação

Coordenadores Pedagógicos visitam o MASP

Coordenadores Pedagógicos visitam o MASP

Publicado em: 16/10/2015 9h23 - em Diretoria Regional de Educação São Mateus

1 1.655 1.656 1.657 1.658 1.659 1.673