Notícias

SME cria sistema on-line para monitoramento da transmissão de COVID-19

Sistema CITsmart permitirá o registro das informações e a impressão do formulário que acompanhará o aluno ou profissional da Educação até a UBS

Publicado em: 15/02/2021 15h29 | Atualizado em: 15/02/2021

fotografia de ambiente escolar com dispositivo de álcool em gel fixado na paredeA Secretaria Municipal de Educação (SME) de São Paulo implementou um sistema de monitoramento on-line que visa registrar a incidência de casos suspeitos de COVID-19 nas escolas da rede municipal. A partir do fluxo de monitoramento da transmissão enviado para as unidades educacionais, os profissionais da escola podem identificar casos suspeitos, entrar em contato com as famílias e viabilizar o encaminhamento para as Unidades Básica de Saúde (UBS) de referência.

Confira o cartaz com o fluxo de monitoramento da transmissão.

O apontamento dos casos suspeitos deverá ser feito pela equipe gestora por meio do sistema CITsmart, em Monitoramento COVID-SIMC-19. A equipe gestora deverá registrar os dados do aluno ou profissional e encaminhá-lo com o formulário impresso para a UBS de referência. Isso viabilizará o atendimento e permitirá o controle por parte das autoridades de Saúde e Educação.

Confira o vídeo para acesso ao sistema CITsmart:

O fluxo de monitoramento da transmissão foi organizado conjuntamente com a Secretaria de Saúde. Caso haja constatação de um ou mais sintomas, a escola deverá fazer o isolamento do estudante, entrar em contato com a família, preencher o formulário no sistema CITsmart e imprimi-lo, orientando que os responsáveis levem a criança até a UBS de referência. No caso do educador, este deverá ir até a Unidade Médica. Na confirmação de infecção por COVID-19 os familiares deverão comunicar a escola imediatamente.

São sintomas de COVID-19: febre, dor de cabeça, dor de garganta, tosse, coriza, falta de ar e perda de olfato ou paladar. Em crianças, considerar também obstrução nasal. Na suspeita de COVID, a febre pode estar ausente e diarreia pode estar presente.

Confira o cartaz com os principais sintomas da COVID-19.

A Coordenadoria de Vigilância em Saúde preparou um material voltado às equipes escolares. Acesse a notícia COVISA prepara orientações para o retorno presencial das equipes escolares.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Maestro João Carlos Martins tocando piano

Rede Municipal celebra Dia da Música Clássica com homenagem ao maestro João Carlos Martins

Publicado em: 24/06/2026 3h58 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de uma mulher com uma bebê no colo. Elas olham para câmera e seguram um saco de leite em pó integral com a logomarca da Prefeitura de São Paulo e o nome do Programa Leve Leite.

Leve Leite reforça cuidado e nutrição de cerca de 350 mil estudantes da Rede Municipal

Publicado em: 24/06/2026 11h05 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de uma mulher em frente a uma mesa de escritório com um computador.
Fotografia em plano médio e ambiente fechado mostra um grupo de cerca de 30 mulheres reunidas em uma sala de aula ou treinamento. Elas estão posicionadas à frente de uma tela de projeção e sorriem para a câmera.

Alimentação escolar é tema de formação na DRE São Mateus 

Publicado em: 23/06/2026 3h00 - em Alimentação Escolar

Fotografia colorida em plano detalhe e ângulo frontal, com foco nítido nos elementos em primeiro plano e fundo intencionalmente desfocado (efeito bokeh). A imagem retrata uma estação de trabalho tecnológica em uma sala de aula ou laboratório de informática moderno.

Qualificação profissional chega aos CEUs da Zona Leste 

Publicado em: 23/06/2026 12h11 - em CEU e COCEU

«1 2 3 1.673