Notícias
SME cria sistema on-line para monitoramento da transmissão de COVID-19
Sistema CITsmart permitirá o registro das informações e a impressão do formulário que acompanhará o aluno ou profissional da Educação até a UBS
Publicado em: 15/02/2021 15h29 | Atualizado em: 15/02/2021
A Secretaria Municipal de Educação (SME) de São Paulo implementou um sistema de monitoramento on-line que visa registrar a incidência de casos suspeitos de COVID-19 nas escolas da rede municipal. A partir do fluxo de monitoramento da transmissão enviado para as unidades educacionais, os profissionais da escola podem identificar casos suspeitos, entrar em contato com as famílias e viabilizar o encaminhamento para as Unidades Básica de Saúde (UBS) de referência.
Confira o cartaz com o fluxo de monitoramento da transmissão.
O apontamento dos casos suspeitos deverá ser feito pela equipe gestora por meio do sistema CITsmart, em Monitoramento COVID-SIMC-19. A equipe gestora deverá registrar os dados do aluno ou profissional e encaminhá-lo com o formulário impresso para a UBS de referência. Isso viabilizará o atendimento e permitirá o controle por parte das autoridades de Saúde e Educação.
Confira o vídeo para acesso ao sistema CITsmart:
O fluxo de monitoramento da transmissão foi organizado conjuntamente com a Secretaria de Saúde. Caso haja constatação de um ou mais sintomas, a escola deverá fazer o isolamento do estudante, entrar em contato com a família, preencher o formulário no sistema CITsmart e imprimi-lo, orientando que os responsáveis levem a criança até a UBS de referência. No caso do educador, este deverá ir até a Unidade Médica. Na confirmação de infecção por COVID-19 os familiares deverão comunicar a escola imediatamente.
São sintomas de COVID-19: febre, dor de cabeça, dor de garganta, tosse, coriza, falta de ar e perda de olfato ou paladar. Em crianças, considerar também obstrução nasal. Na suspeita de COVID, a febre pode estar ausente e diarreia pode estar presente.
Confira o cartaz com os principais sintomas da COVID-19.
A Coordenadoria de Vigilância em Saúde preparou um material voltado às equipes escolares. Acesse a notícia COVISA prepara orientações para o retorno presencial das equipes escolares.
Notícias Mais Recentes
Secretaria Municipal de Educação
Leve Leite reforça cuidado e nutrição de cerca de 350 mil estudantes da Rede Municipal
Secretaria Municipal de Educação
SME abre seleção para 71 vagas de Secretário Acadêmico dos Polos de Formação nos CEUs
Alimentação Escolar
Alimentação escolar é tema de formação na DRE São Mateus
CEU e COCEU
Qualificação profissional chega aos CEUs da Zona Leste
Diretoria Regional de Educação São Mateus
Projeto trabalha ações de empatia, cuidado e respeito ao próximo
Centro de Estudos de Línguas Paulistano
CELP aproxima estudantes de autoridades consulares durante Semana da União Europeia
Relacionadas
Proteção Escolar promove debate sobre adultização e vulnerabilidade digital
Publicado em: 17/06/2026 10h00 - em Secretaria Municipal de Educação
Convocação de 1.139 profissionais fortalece a Rede Municipal de Ensino
Publicado em: 16/06/2026 6h17 - em Secretaria Municipal de Educação
Córrego Jacupeval vira sala de aula para estudantes da EMEF Antônio Duarte
Publicado em: 16/06/2026 4h30 - em Diretoria Regional de Educação Itaquera
Seminário de Leitura e Escrita reúne educadores para discutir práticas em diferentes áreas do conhecimento
Publicado em: 16/06/2026 10h00 - em Diretoria Regional de Educação Butantã
Ainda dá tempo de se inscrever em curso sobre linguagem e cultura escrita na Educação Infantil
Publicado em: 15/06/2026 2h12 - em EMFORPEF