Notícias

Grêmios Estudantis participam de formação sobre gênero, diversidade e convivência escolar 

Encontro on-line promove diálogo sobre respeito às diferenças, cultura democrática e protagonismo estudantil na Rede Municipal de Ensino

Publicado em: 11/06/2026 9h00 | Atualizado em: 16/06/2026
Gremios Estudantis

Os Grêmios Estudantis da Rede Municipal de Ensino terão a oportunidade de participar, no próximo dia 17 de junho, de uma formação on-line voltada à reflexão sobre gênero, diversidade e convivência escolar. A ideia é promover um espaço de diálogo sobre como as questões de gênero impactam o cotidiano escolar e social, incentivando reflexões sobre estereótipos, pressões sociais e formas mais saudáveis de convivência. A proposta busca contribuir para o fortalecimento de relações pautadas no respeito, na empatia e na valorização das diferenças. 

Durante o encontro, serão discutidos temas relacionados à convivência escolar e à promoção dos direitos humanos, estimulando a escuta, o diálogo e a participação estudantil como ferramentas fundamentais para a prevenção de conflitos e para a construção de uma cultura de paz nas unidades educacionais. 

A formação também busca ampliar o repertório dos estudantes gremistas para que possam atuar como agentes mobilizadores em suas escolas, fortalecendo o protagonismo juvenil e incentivando a participação dos colegas em ações voltadas à convivência democrática. Dessa forma, os Grêmios Estudantis seguem desempenhando um papel importante na promoção do diálogo e no fortalecimento da comunidade escolar. 

Grêmios Estudantis 

Os Grêmios Estudantis são entidades representativas dos estudantes que atuam na promoção da participação democrática, do protagonismo juvenil e do diálogo entre estudantes, educadores e comunidade escolar. Atualmente, a Rede Municipal conta com 628 grêmios instituídos, presentes em 100% das unidades de Ensino Fundamental e Ensino Médio, incluindo EMEFs, EMEFMs, CIEJAs e EMEBSs. Os grêmios desenvolvem ações nas áreas cultural, esportiva, social, ambiental e educacional, contribuindo para a formação cidadã dos estudantes e para a construção de escolas cada vez mais participativas e inclusivas 

Formação on-line para Grêmios Estudantis 

Tema: Gênero, Diversidade e Convivência Escolar: Reflexões para o Presente 

Data: 17 de junho de 2026 

Horário: das 14h30 às 16h 

Transmissão aqui. 

Acompanhe as notícias da Rede Municipal de Ensino.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

CEU Casa Blanca investe na inclusão e oferece oficina de libras

CEU Casa Blanca investe na inclusão e oferece oficina de libras

Publicado em: 28/12/2015 12h29 - em CEU e COCEU

Inauguração do Parque Sonoro do CEU Parque Veredas

Inauguração do Parque Sonoro do CEU Parque Veredas

Publicado em: 28/12/2015 12h05 - em CEU e COCEU

A caminho de cumprir a meta de compras da Agricultura Familiar

A caminho de cumprir a meta de compras da Agricultura Familiar

Publicado em: 23/12/2015 9h43 - em Alimentação Escolar

Mutirão da Diversidade na EMEI São Paulo

Mutirão da Diversidade na EMEI São Paulo

Publicado em: 22/12/2015 1h18 - em Diretoria Regional de Educação Ipiranga

DRE Jaçanã/Tremembé promove Encontro de Encerramento 2015

DRE Jaçanã/Tremembé promove Encontro de Encerramento 2015

Publicado em: 22/12/2015 9h53 - em Diretoria Regional de Educação Jaçanã/Tremembé

1 1.596 1.597 1.598 1.599 1.600 1.672