Notícias

Mutirão da Diversidade na EMEI São Paulo

Projeto revitaliza muros da escola e trabalha relações étnico-raciais

Publicado em: 22/12/2015 13h18 | Atualizado em: 30/11/2020

mutirao_diversidade_740_x_430.jpg

No dia 28 de novembro, a Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) São Paulo, da Diretoria Regional de Educação (DRE) Ipiranga, realizou a última etapa do projeto Mutirão da Diversidade. O projeto foi resultado da aplicação dos Indicadores da Qualidade da Educação Infantil Paulistana, que resultou na elaboração do Plano de Ação e suas metas. O projeto foi realizado de forma coletiva, com o objetivo de atender as demandas que naquele momento precisavam ser melhoradas.

No decorrer do segundo semestre, foi iniciada a articulação das demandas, integrando as necessidades de melhora do muro externo da escola, e dos aspectos pedagógicos, que apontaram a necessidade de incluir no projeto pedagógico a construção de um currículo que problematizasse as relações étnico-raciais e a quebra do silêncio sobre essa questão.

mutirao_diversidade_III_740_x_430.jpg

“Para atingir nossos objetivos e articular as duas demandas, trabalhamos com livros sobre a temática indígena, africana e técnicas de pintura de azulejos. Em um primeiro momento fizemos a sensibilização das crianças com filmes e leitura de diferentes contos africanos e indígenas e diversas técnicas de pintura. Após este processo, fizemos oficinas para pintura dos azulejos com as crianças para aplicação no muro da escola”, conta a coordenadora pedagógica Juliana dos Reis.

O primeiro mutirão ocorreu no dia 14 de novembro e contou com a participação de toda comunidade escolar (pais, crianças, professores e gestores). Além da aplicação dos azulejos das crianças no muro, foi realizada, na área interna da escola, oficina de pintura entre as crianças e suas famílias.

mutirao_diversidade_II_740_x_430.jpg

Para finalizar o projeto, foi organizado um segundo mutirão para complementar o trabalho realizado no primeiro e ampliar as mandalas que coroam e ilustram na prática o resultado do trabalho coletivo que contempla a temática das relações étnico-raciais.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Teatro nos CEUs Aniversário de São Paulo

Aniversário de São Paulo é comemorado com peças teatrais nos CEUs

Publicado em: 24/01/2022 6h13 - em Secretaria Municipal de Educação

PMLLLB -Plano Municipal do Livro, Leitura, Literatura e Biblioteca -

Conselho Municipal do Plano do Livro toma posse nesta quarta

Publicado em: 24/01/2022 5h43 - em Secretaria Municipal de Educação

mão feminina preenchendo gabarito de prova de concurso
ilustração de crianças usando uniforme escolar azul e branco, com silhueta da cidade ao fundo com balões representando idiomas variados simbolizados pelas bandeiras dos países.

Estudantes da Rede Municipal de SP podem manifestar interesse em aprender idiomas no CELP

Publicado em: 19/01/2022 11h05 - em Centro de Estudos de Línguas Paulistano

Imagem de uma mão sobre o computador.

SME abre processo seletivo interno para coordenador de Polo UniCEU

Publicado em: 14/01/2022 5h27 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.212