Notícias

Mutirão da Diversidade na EMEI São Paulo

Projeto revitaliza muros da escola e trabalha relações étnico-raciais

Publicado em: 22/12/2015 13h18 | Atualizado em: 30/11/2020

mutirao_diversidade_740_x_430.jpg

No dia 28 de novembro, a Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) São Paulo, da Diretoria Regional de Educação (DRE) Ipiranga, realizou a última etapa do projeto Mutirão da Diversidade. O projeto foi resultado da aplicação dos Indicadores da Qualidade da Educação Infantil Paulistana, que resultou na elaboração do Plano de Ação e suas metas. O projeto foi realizado de forma coletiva, com o objetivo de atender as demandas que naquele momento precisavam ser melhoradas.

No decorrer do segundo semestre, foi iniciada a articulação das demandas, integrando as necessidades de melhora do muro externo da escola, e dos aspectos pedagógicos, que apontaram a necessidade de incluir no projeto pedagógico a construção de um currículo que problematizasse as relações étnico-raciais e a quebra do silêncio sobre essa questão.

mutirao_diversidade_III_740_x_430.jpg

“Para atingir nossos objetivos e articular as duas demandas, trabalhamos com livros sobre a temática indígena, africana e técnicas de pintura de azulejos. Em um primeiro momento fizemos a sensibilização das crianças com filmes e leitura de diferentes contos africanos e indígenas e diversas técnicas de pintura. Após este processo, fizemos oficinas para pintura dos azulejos com as crianças para aplicação no muro da escola”, conta a coordenadora pedagógica Juliana dos Reis.

O primeiro mutirão ocorreu no dia 14 de novembro e contou com a participação de toda comunidade escolar (pais, crianças, professores e gestores). Além da aplicação dos azulejos das crianças no muro, foi realizada, na área interna da escola, oficina de pintura entre as crianças e suas famílias.

mutirao_diversidade_II_740_x_430.jpg

Para finalizar o projeto, foi organizado um segundo mutirão para complementar o trabalho realizado no primeiro e ampliar as mandalas que coroam e ilustram na prática o resultado do trabalho coletivo que contempla a temática das relações étnico-raciais.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia de uma professora em sala de aula com estudantes.

Mais de 1 milhão de estudantes da Rede Municipal de SP voltam às aulas nesta segunda-feira (6)

Publicado em: 06/02/2023 10h22 - em Secretaria Municipal de Educação

Uma mãe amamentando uma bebê
Imagem com fundo verde onde se lê 18ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas - OBMEP - IMPA - Somando novos talentos para o Brasil
Whatsapp Image 2023 02 01 At 12.13.21

Reunião de Organização Inicial 2023

Publicado em: 02/02/2023 12h23 - em Diretoria Regional de Educação Guaianases

fotografia de uma mulher auxiliando crianças no processo de higiene Mães Guardiãs
1 2 3 1.311