Inauguração do Parque Sonoro do CEU Parque Veredas

Estrutura composta por materiais 100% recicláveis

Publicado em: 28/12/2015 12h05 | Atualizado em: 30/11/2020

pq_sonoro_740_x_430.jpg

No dia 28 de outubro, foi oficialmente inaugurado o Parque Sonoro do Centro Educacional Unificado (CEU) Parque Veredas, que conta com uma estrutura composta por materiais 100% recicláveis.

As unidades educacionais participantes deste projeto, CEU Centro de Educação Infantil (CEI) Parque Veredas e CEU Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Anton Makarenko, introduziram em suas propostas pedagógicas as sonoridades advindas de objetos do cotidiano, com vista à experimentação da produção de sons e do desenvolvimento da escuta e da sensibilidade dos bebês, crianças, educadoras e educadores, que tiveram, nessa proposta, a oportunidade de resgatar e/ou inicializar um contato mais próximo com esse universo.

O processo se deu dentro dos momentos de formação do Projeto Especial de Ação (PEA) e ampliou-se a momentos de formação dentro das reuniões pedagógicas, envolvendo todas as equipes das unidades. Foi desenvolvido um trabalho de pesquisa baseado em conhecer a estrutura de Parques Sonoros existentes em várias localidades do mundo através de imagens e em visitação ao Parque Sonoro do SESC Itaquera. O Projeto contou com a participação dos pais por meio da doação de objetos não estruturados.

O trabalho foi articulado pela formadora Ana Claudia, da Secretaria Municipal de Educação, que contribuiu para a formação e enriqueceu a prática de educadores e educadoras e também foi apoiado pelas equipes gestoras das duas Unidades Educacionais e do CEU Parque Veredas.

Clique aqui para acessar a galeria de fotos