Notícias
Eleições de Grêmios Estudantis acontecem em 603 escolas da rede municipal
Ação garante a gestão democrática e exercício da cidadania no ambiente escolar
Publicado em: 20/03/2024 15h52 | Atualizado em: 20/03/2024
As 603 escolas de Ensino Fundamental II e Médio da capital paulista realizaram, nesta quarta-feira (20), as eleições dos Grêmios Estudantis. As chapas eleitas vão decidir ações cotidianas nas unidades, bem como definir a melhor forma de usar o valor de R$10 mil dedicado a todas as agremiações.
Entre as 603 unidades com agremiação, 25 correspondem às escolas municipalizadas, que eram geridas antes pelo Governo do Estado de São Paulo e agora pela Prefeitura de São Paulo.
As eleições são organizadas pelas próprias unidades após um período de campanha no início do ano em que todas as chapas participam de debates e rodas de conversa para garantir um ambiente democrático para que os estudantes possam votar naquela que melhor os represente.
Cada Unidade Educacional constitui a Comissão Eleitoral que coordena as primeiras etapas do processo e em seguida promovem a Assembleia Geral e escolhem o Orientador do Grêmio Estudantil que normalmente é um professor que acompanha os estudantes durante o mandato.
O Secretário Municipal de Educação, Fernando Padula, acredita que o diálogo com a equipe gestora, professores e demais membros da comunidade escolar é fundamental para garantir um ambiente saudável. “A gestão democrática e participativa é essencial para promover o exercício da cidadania e o protagonismo juvenil no ambiente escolar, representando um momento importante de envolvimento dos estudantes”, apontou.
Notícias Mais Recentes
Diretoria Regional de Educação São Mateus
Projeto trabalha ações de empatia, cuidado e respeito ao próximo
Centro de Estudos de Línguas Paulistano
CELP aproxima estudantes de autoridades consulares durante Semana da União Europeia
Secretaria Municipal de Educação
Secretaria Municipal de Educação de SP inicia processo de avaliação do Plano Municipal de Educação vigente e elaboração do novo PME
Diretoria Regional de Educação Penha
Escolas municipais entram no clima da Copa com diversas atividades
Secretaria Municipal de Educação
RENAMAT reúne educadores e especialistas em São Paulo para fortalecer a formação em matemática
Secretaria Municipal de Educação
Seminário “Leitura Viva” reúne escritores para fortalecer a formação de leitores na Rede Municipal
Relacionadas
Reunião de organização inicial com CEIs conveniados e indiretos
Publicado em: 22/02/2016 3h16 - em Diretoria Regional de Educação Guaianases
Programa Amigos do SAMU
Publicado em: 22/02/2016 1h29 - em Secretaria Municipal de Educação
Transição de Diretoria do DAE
Publicado em: 19/02/2016 11h40 - em Alimentação Escolar
Equipes dos NAAPAs participam de formação continuada
Publicado em: 18/02/2016 6h27 - em NAAPA
CEU Heliópolis receberá evento de combate ao mosquito Aedes aegypti
Publicado em: 18/02/2016 5h21 - em CEU e COCEU