Notícias

Grêmios Estudantis participam de formação sobre gênero, diversidade e convivência escolar 

Encontro on-line promove diálogo sobre respeito às diferenças, cultura democrática e protagonismo estudantil na Rede Municipal de Ensino

Publicado em: 11/06/2026 9h00 | Atualizado em: 16/06/2026
Gremios Estudantis

Os Grêmios Estudantis da Rede Municipal de Ensino terão a oportunidade de participar, no próximo dia 17 de junho, de uma formação on-line voltada à reflexão sobre gênero, diversidade e convivência escolar. A ideia é promover um espaço de diálogo sobre como as questões de gênero impactam o cotidiano escolar e social, incentivando reflexões sobre estereótipos, pressões sociais e formas mais saudáveis de convivência. A proposta busca contribuir para o fortalecimento de relações pautadas no respeito, na empatia e na valorização das diferenças. 

Durante o encontro, serão discutidos temas relacionados à convivência escolar e à promoção dos direitos humanos, estimulando a escuta, o diálogo e a participação estudantil como ferramentas fundamentais para a prevenção de conflitos e para a construção de uma cultura de paz nas unidades educacionais. 

A formação também busca ampliar o repertório dos estudantes gremistas para que possam atuar como agentes mobilizadores em suas escolas, fortalecendo o protagonismo juvenil e incentivando a participação dos colegas em ações voltadas à convivência democrática. Dessa forma, os Grêmios Estudantis seguem desempenhando um papel importante na promoção do diálogo e no fortalecimento da comunidade escolar. 

Grêmios Estudantis 

Os Grêmios Estudantis são entidades representativas dos estudantes que atuam na promoção da participação democrática, do protagonismo juvenil e do diálogo entre estudantes, educadores e comunidade escolar. Atualmente, a Rede Municipal conta com 628 grêmios instituídos, presentes em 100% das unidades de Ensino Fundamental e Ensino Médio, incluindo EMEFs, EMEFMs, CIEJAs e EMEBSs. Os grêmios desenvolvem ações nas áreas cultural, esportiva, social, ambiental e educacional, contribuindo para a formação cidadã dos estudantes e para a construção de escolas cada vez mais participativas e inclusivas 

Formação on-line para Grêmios Estudantis 

Tema: Gênero, Diversidade e Convivência Escolar: Reflexões para o Presente 

Data: 17 de junho de 2026 

Horário: das 14h30 às 16h 

Transmissão aqui. 

Acompanhe as notícias da Rede Municipal de Ensino.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Maria Gadu faz show no CEU Jaçanã

Maria Gadu faz show no CEU Jaçanã

Publicado em: 09/03/2016 1h11 - em CEU e COCEU

Metodologia Científica e Filosofia da Ciência - Extensões/UFABC

SME oferece 900 vagas em cursos de Extensão Universitária

Publicado em: 09/03/2016 12h27 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

Prefeitura de São Paulo apresenta o Programa São Paulo Integral

Prefeitura de São Paulo apresenta o Programa São Paulo Integral

Publicado em: 09/03/2016 12h04 - em São Paulo Integral

Primeiras práticas do Programa São Paulo Integral

Primeiras práticas do Programa São Paulo Integral

Publicado em: 09/03/2016 11h52 - em Diretoria Regional de Educação Jaçanã/Tremembé

Primeiro Seminário de Educação Integral

Primeiro Seminário de Educação Integral

Publicado em: 09/03/2016 11h50 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

1 1.543 1.544 1.545 1.546 1.547 1.674