Notícias
Prefeitura de São Paulo estuda medidas para retomada das aulas
A Secretaria Municipal de Educação fará ciclos de debates e escuta com sindicatos, professores e pais para adequar reabertura das escolas
Publicado em: 25/06/2020 18h39 | Atualizado em: 01/10/2021
A Prefeitura de São Paulo irá discutir durante o mês de julho com sindicatos, associação de pais e mestres, pais e alunos da rede municipal o protocolo de atendimento anunciado pelo governo do Estado de São Paulo.
Como ponto de partida a administração municipal criou algumas medidas que entre elas: a distribuição de kits individuais com máscara, sabonete e copo, disponibilização de álcool em gel em todas as unidades, controle de temperatura e demarcação de lugares visando o distanciamento. Todas as medidas pensadas estão de acordo com as diretrizes dadas pelo Governo do Estado de São Paulo.
O retorno dos quase 1 milhão de alunos seguirá diretrizes orientadoras do governo, mas também irá considerar as especificidades de cada unidade escolar, juntamente com a comunidade que atua no entorno da escola. As regras e protocolos valem para todas as etapas de ensino, da educação infantil a Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Conteúdo pedagógico
O ano letivo de 2020 deverá ser estendido até fevereiro de 2021, com atividades de reforço que serão promovidas pelas escolas considerando as dificuldades especificas de cada estudantes. Antes do retorno, a Secretaria Municipal de Educação irá realizar ações de escuta dos educadores a fim de encontrar medidas que também amparem este público. A primeira ação será em uma live que acontecerá no próximo dia 30 de junho, com o nome “Narrar o tempo da distância e o da volta à escola”, com a participação de especialistas que debaterão junto à rede as ansiedades e angústias causadas pelo período de afastamento.
Todos os alunos serão submetidos a uma prova, uma avaliação de nível, para mensurar o conteúdo absorvido nesse período de aulas em casa. O objetivo é não deixar nenhum aluno para trás e que fiquem no mesmo nível, tanto os que tiveram acesso aos conteúdos online quanto os que trabalharam com o material impresso. Nesse primeiro momento as aulas de educação física deverão ser feitas prioritariamente de forma teórica.
Veja o Plano de Retorno da Educação – Governo do Estado de São Paulo
Notícias Mais Recentes
Secretaria Municipal de Educação
Rede Municipal celebra Dia da Música Clássica com homenagem ao maestro João Carlos Martins
Secretaria Municipal de Educação
Leve Leite reforça cuidado e nutrição de cerca de 350 mil estudantes da Rede Municipal
Secretaria Municipal de Educação
SME abre seleção para 71 vagas de Secretário Acadêmico dos Polos de Formação nos CEUs
Alimentação Escolar
Alimentação escolar é tema de formação na DRE São Mateus
CEU e COCEU
Qualificação profissional chega aos CEUs da Zona Leste
Diretoria Regional de Educação São Mateus
Projeto trabalha ações de empatia, cuidado e respeito ao próximo
Relacionadas
Curso Povos Indígenas, as diversidades étnicas e a escola
Publicado em: 22/03/2016 12h26 - em CECI
SME convoca profissionais da Educação para formação inicial do Programa #Tamojunto
Publicado em: 22/03/2016 12h16 - em Diretoria Regional de Educação Campo Limpo
Equipes dos NAAPAs preparam Diretriz
Publicado em: 21/03/2016 4h29 - em Diretoria Regional de Educação Butantã
A Gestão Pedagógica para as relações Étnico-Raciais
Publicado em: 21/03/2016 3h38 - em Diretoria Regional de Educação Butantã
2º Encontro Territoriar 2016
Publicado em: 21/03/2016 3h37 - em Diretoria Regional de Educação São Miguel