Notícias
Educadores da EMEF Mururés participam de palestra sobre diversidade étnico-racial
Projeto da unidade visa à valorização da cultura afro-brasileira e o combate ao racismo no ambiente escolar.
Publicado em: 09/01/2017 10h59 | Atualizado em: 30/11/2020No mês de março de 2015, a Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Mururés localizada no Jardim Helena, região leste da capital, promoveu um encontro dos professores que participam do horário coletivo com Sidnei Barreto Nogueira, Professor Linguista e Doutor em Semiótica do Discurso Racista pela Universidade de São Paulo (USP) e sacerdote do Candomblé.
Para os Coordenadores Pedagógicos da unidade Armando Alvino Ferreira Neto e Gisele Soto Avanzo, o evento é o pontapé inicial para essas discussões e não pode ficar só no papel. “Esse encontro de orientação pedagógica sobre diversidade étnico-racial busca garantir subsídios teóricos e metodológicos sobre a temática aos professores” afirmou Armando. “A informação abre possibilidades para o desenvolvimento do trabalho pedagógico com os alunos, desconstruindo estereótipos e, sobretudo, as discriminações que interferem negativamente na convivência escolar”, concluiu.
A ação formativa é parte do projeto da unidade “As relações étnico-raciais nos processos de ensino de Aprendizagem” que, segundo Armando, surgiu da necessidade de se estabelecer um diálogo a respeito dos assuntos ligados a Promoção da Igualdade Racial na Escola, a fim de se criar novas relações entre os alunos, suas identidades e empoderamento perante a autoestima e a representatividade negra, desconstruindo os preconceitos estabelecidos ao longo da formação sócio/cultural brasileira.
O desenvolvimento do projeto educacional da unidade que é jurisdicionada à Diretoria Regional de Educação (DRE) São Miguel é respaldado pela Lei Federal 10.639/03 que trata da obrigatoriedade do ensino da história e cultura afro-brasileira e africana, além de ressaltar a importância da cultura negra na formação da sociedade brasileira. “Durante todo o desenvolvimento do projeto daremos oportunidades aos professores para vivências que contribuam para a desmistificação da cultura negra como, por exemplo, a visita que fizemos ao Museu Afro-Brasil, no dia 6 de abril” disse Armando.
Para o professor Sidnei a formação docente colabora para o enfrentamento dos problemas. “Compreender e respeitar a diversidade constitui uma ação sinônima à ‘cultura de paz’. Compreender as diferenças e os supostamente diferentes contribui para a ausência de violência dentro e fora do ambiente escolar”, ponderou.
Notícias Mais Recentes
Secretaria Municipal de Educação
Prefeitura de São Paulo inaugura Planetário no CEU Parelheiros na Zona Sul
Secretaria Municipal de Educação
Prefeitura de São Paulo autoriza prorrogação de contratos de mais 7,4 mil professores temporários para a Educação
Secretaria Municipal de Educação
Educadores e estudantes apresentam propostas para mitigação das mudanças climáticas
Secretaria Municipal de Educação
Crianças da EMEI Ayrton Senna realizam caminhada da gentileza
Secretaria Municipal de Educação
Projeto “Leituraço!” completa 10 anos na Rede Municipal de Ensino de São Paulo em 2024
Secretaria Municipal de Educação
Secretaria Municipal de Educação recebe pela segunda vez o Selo de Transparência e Boas Práticas de Gestão
Relacionadas
Aula inaugural das especializações oferecidas pela UFF/UAB
Publicado em: 03/10/2014 1h28 - em Secretaria Municipal de Educação
Convocação de candidatos para tutoria presencial – IFTM/UAB
Publicado em: 03/10/2014 1h01 - em Secretaria Municipal de Educação
Especialização em Gênero e Diversidade na Escola – UFPR/UAB
Publicado em: 23/09/2014 8h56 - em CEU e COCEU
Seleção de Tutores para Licenciatura em Letras e Matemática – IFTM/UAB
Publicado em: 15/09/2014 4h35 - em CEU e COCEU
Prorrogadas inscrições para Especialização em Ciências e Tecnologia – UFABC/UAB
Publicado em: 01/09/2014 4h05 - em CEU e COCEU