Notícias

DRE Butantã promove curso para discutir as relações étnico-raciais

Formação ocorreu nos dias 24 e 25 de novembro.

Publicado em: 30/11/2017 17h28 | Atualizado em: 30/11/2020
DRE_butanta_curso_relacoes_etnico_raciais__740_x_430.jpg

Nos dias 24 e 25 de novembro, a Diretoria Regional de Educação (DRE) Butantã realizou o “II Seminário Novembro Negro ‘Afrobrasilidade: Luta, Resistência e Reenraizamento’”, uma forma de explicitar e problematizar conceitos centrais à discussão das relações étnico-raciais em diálogo com o campo da Educação.

Na sexta-feira, 24, ocorreu a exibição do filme “Atlântico Negro: na rota dos orixás” e na sequência as falas de Nádia Souza, sacerdotisa de candomblé, historiadora e Auxiliar Técnico de Educação e do professor Ricardo Sales, umbandista, pesquisador da cultura africana e antropólogo. “É primordial que descolonizemos o currículo, que falemos do racismo e fortaleçamos nossas crianças negras”, disse Nádia, explicando que os educadores precisam estar preparados para lidar com situações que envolvam intolerância religiosa.

No sábado, 25, houve a apresentação do espetáculo teatral “Eu e Ela: Visita a Carolina Maria de Jesus” seguida de mesa cujo tema foi “Leituras Sociológicas em Carolina Maria de Jesus: Perspectiva social, política e literária”.

Durante todo o evento, foram abordados temas como a diáspora africana, religiosidade e suas influências na atualidade, feminismo negro e a psique negra e a psicologia como enfrentamento do racismo.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Primeira reunião para apresentação da Saúde Escolar da DRE PJ

Primeira reunião para apresentação da Saúde Escolar da DRE PJ

Publicado em: 30/12/2015 10h40 - em Diretoria Regional de Educação Pirituba

Saúde escolar é tema de reunião na SME

Saúde escolar é tema de reunião na SME

Publicado em: 30/12/2015 10h39 - em Saúde Escolar

Curso promove cuidados à saúde vocal do professor

Curso promove cuidados à saúde vocal do professor

Publicado em: 30/12/2015 10h38 - em Saúde Escolar

Biblioteca do CEU Rosa da China desenvolve projeto
II Seminário dos Ciclos Interdisciplinar e Autoral: conhecimento
1 1.466 1.467 1.468 1.469 1.470 1.543