Notícias

Ondjaki e Rita Carelli participam de encontro com educadores no Fli Sampa

Autores destacam a importância da história oral para a literatura

Publicado em: 21/08/2025 11h08 | Atualizado em: 21/08/2025
Festival Literário de São Paulo, Fli Sampa, reforça diálogo e troca de saberes sobre literatura

O escritor angolano Ondjaki e a escritora brasileira Rita Carelli participaram, na noite desta terça-feira (19), de um dos encontros mais aguardados da programação do Fli Sampa – Festival Internacional Literário de São Paulo. A atividade foi realizada na Sala Paulo Emílio, no Centro Cultural São Paulo, e reuniu educadores da Rede Municipal para uma conversa inspiradora sobre história oral, literatura e memória.

Durante o bate-papo, Ondjaki falou sobre suas vivências,a sua criação literária ser permeada é marcada pela oralidade, pela memória da infância em Luanda e pela representação do cotidiano angolano. Seus livros misturam poesia, humor e realismo mágico, dando voz às experiências coletivas e individuais de seu povo. 

Ele também compartilhou sua visão sobre o papel dos professores na aproximação das crianças e jovens com o universo dos livros. “Os professores são ajudantes preciosos para espalhar as literaturas. Pra mim, conversar com eles é sempre conversar com meus primeiros mestres. Eu creio que, os professores, assim como as crianças, são a esperança de um mundo melhor”, enfatizou. 

Rita Carelli falou sobre seu livro Menina Mandioca, inspirado em mitos e tradições indígenas que narram a origem da mandioca como alimento sagrado. Além da obra, a autora compartilhou sua história pessoal e a experiência de ter vivido em uma aldeia indígena, ressaltando como esse contato transformou sua visão de mundo e se tornou fundamental em sua trajetória literária.

A mediação da conversa foi conduzida por Sandra Salmandro, que aproximou as falas dos autores do cotidiano escolar e destacou a relevância do contato direto entre escritores e professores.

Sobre o festival: 

O II Festival Internacional Literário de São Paulo é uma realização da Secretaria Municipal de Educação (SME), em parceria com a Secretaria de Relações Internacionais (SMRI) e da Cultura (SMC). A programação acontece até o sábado (23) no Centro Cultural São Paulo e na Biblioteca Mario de Andrade com palestras, saraus, contação de história, espetáculos teatrais e musicais, cursos, além de feira literária com 30 editoras e exposições imperdíveis.  Neste ano a programação descentralizada também acontece nos CEUs em todas as regiões da cidade até o final de agosto. 

Confira a programação na íntegra aqui

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Emef Cecííla Projeto Bairro Da Gente

Estudantes da EMEF Cecília Moraes de Vasconcelos participam de projeto que valoriza a identidade dos bairros de São Paulo

Publicado em: 26/06/2025 3h50 - em Diretoria Regional de Educação Freguesia/Brasilândia

Fotografia mostra pessoas em um auditório durante o 1º Fórum sobre Racismo da DRE Butantã. A frente uma mulher negra segura o microfone e conversa com a platéria.

Fórum sobre Racismo da DRE Butantã reforça compromisso com a luta antirracista

Publicado em: 26/06/2025 1h58 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

Emef Philó Gonçalves Dos Santos Desenvolve Projeto Que Une Natureza E Cultura

Projeto da EMEF Profª Philó Gonçalves une educação ambiental e cultura

Publicado em: 25/06/2025 5h08 - em Diretoria Regional de Educação Pirituba

Kit Material E Uniforme

Pesquisa aponta expansão de 67% de pontos de lojas credenciadas para venda de kit escolar e uniforme

Publicado em: 25/06/2025 1h11 - em Secretaria Municipal de Educação

Formadora Vanessa apresentando informações sobre SLAM

Diretorias Regionais promovem formação de SLAM no contexto escolar

Publicado em: 25/06/2025 11h02 - em Diretoria Regional de Educação Guaianases

1 140 141 142 143 144 1.673