Notícias

Ondjaki e Rita Carelli participam de encontro com educadores no Fli Sampa

Autores destacam a importância da história oral para a literatura

Publicado em: 21/08/2025 11h08 | Atualizado em: 21/08/2025
Festival Literário de São Paulo, Fli Sampa, reforça diálogo e troca de saberes sobre literatura

O escritor angolano Ondjaki e a escritora brasileira Rita Carelli participaram, na noite desta terça-feira (19), de um dos encontros mais aguardados da programação do Fli Sampa – Festival Internacional Literário de São Paulo. A atividade foi realizada na Sala Paulo Emílio, no Centro Cultural São Paulo, e reuniu educadores da Rede Municipal para uma conversa inspiradora sobre história oral, literatura e memória.

Durante o bate-papo, Ondjaki falou sobre suas vivências,a sua criação literária ser permeada é marcada pela oralidade, pela memória da infância em Luanda e pela representação do cotidiano angolano. Seus livros misturam poesia, humor e realismo mágico, dando voz às experiências coletivas e individuais de seu povo. 

Ele também compartilhou sua visão sobre o papel dos professores na aproximação das crianças e jovens com o universo dos livros. “Os professores são ajudantes preciosos para espalhar as literaturas. Pra mim, conversar com eles é sempre conversar com meus primeiros mestres. Eu creio que, os professores, assim como as crianças, são a esperança de um mundo melhor”, enfatizou. 

Rita Carelli falou sobre seu livro Menina Mandioca, inspirado em mitos e tradições indígenas que narram a origem da mandioca como alimento sagrado. Além da obra, a autora compartilhou sua história pessoal e a experiência de ter vivido em uma aldeia indígena, ressaltando como esse contato transformou sua visão de mundo e se tornou fundamental em sua trajetória literária.

A mediação da conversa foi conduzida por Sandra Salmandro, que aproximou as falas dos autores do cotidiano escolar e destacou a relevância do contato direto entre escritores e professores.

Sobre o festival: 

O II Festival Internacional Literário de São Paulo é uma realização da Secretaria Municipal de Educação (SME), em parceria com a Secretaria de Relações Internacionais (SMRI) e da Cultura (SMC). A programação acontece até o sábado (23) no Centro Cultural São Paulo e na Biblioteca Mario de Andrade com palestras, saraus, contação de história, espetáculos teatrais e musicais, cursos, além de feira literária com 30 editoras e exposições imperdíveis.  Neste ano a programação descentralizada também acontece nos CEUs em todas as regiões da cidade até o final de agosto. 

Confira a programação na íntegra aqui

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia mostra professora e estudantes em momento de atividade em sala de aula.
Estudantes Da Emef Marechal Deodoro Participam De Mutirão Da Limpeza

Estudantes da EMEF Marechal Deodoro participam de mutirão da limpeza na região central de São Paulo

Publicado em: 27/06/2025 3h18 - em Diretoria Regional de Educação Ipiranga

EMEI Mário de Andrade utilizou o PTRF para aprimorar as vivências com as crianças

Prefeitura de SP anuncia repasse de R$ 116 milhões para as unidades educacionais

Publicado em: 27/06/2025 1h21 - em Secretaria Municipal de Educação

Mutirão Da Limpeza Emef Da Emef Marechal Deodoro

Estudantes da EMEF Marechal Deodoro participam de mutirão da limpeza na região central de São Paulo

Publicado em: 27/06/2025 1h07 - em Diretoria Regional de Educação Ipiranga

Estudantes Da Emef Josué De Castro Visitam O Ceagesp

Imprensa jovem da EMEF Prof. Josué de Castro visita o CEAGESP em ação que valoriza o território

Publicado em: 26/06/2025 4h11 - em Diretoria Regional de Educação Pirituba

1 139 140 141 142 143 1.673