Notícias

Ondjaki e Rita Carelli participam de encontro com educadores no Fli Sampa

Autores destacam a importância da história oral para a literatura

Publicado em: 21/08/2025 11h08 | Atualizado em: 21/08/2025
Festival Literário de São Paulo, Fli Sampa, reforça diálogo e troca de saberes sobre literatura

O escritor angolano Ondjaki e a escritora brasileira Rita Carelli participaram, na noite desta terça-feira (19), de um dos encontros mais aguardados da programação do Fli Sampa – Festival Internacional Literário de São Paulo. A atividade foi realizada na Sala Paulo Emílio, no Centro Cultural São Paulo, e reuniu educadores da Rede Municipal para uma conversa inspiradora sobre história oral, literatura e memória.

Durante o bate-papo, Ondjaki falou sobre suas vivências,a sua criação literária ser permeada é marcada pela oralidade, pela memória da infância em Luanda e pela representação do cotidiano angolano. Seus livros misturam poesia, humor e realismo mágico, dando voz às experiências coletivas e individuais de seu povo. 

Ele também compartilhou sua visão sobre o papel dos professores na aproximação das crianças e jovens com o universo dos livros. “Os professores são ajudantes preciosos para espalhar as literaturas. Pra mim, conversar com eles é sempre conversar com meus primeiros mestres. Eu creio que, os professores, assim como as crianças, são a esperança de um mundo melhor”, enfatizou. 

Rita Carelli falou sobre seu livro Menina Mandioca, inspirado em mitos e tradições indígenas que narram a origem da mandioca como alimento sagrado. Além da obra, a autora compartilhou sua história pessoal e a experiência de ter vivido em uma aldeia indígena, ressaltando como esse contato transformou sua visão de mundo e se tornou fundamental em sua trajetória literária.

A mediação da conversa foi conduzida por Sandra Salmandro, que aproximou as falas dos autores do cotidiano escolar e destacou a relevância do contato direto entre escritores e professores.

Sobre o festival: 

O II Festival Internacional Literário de São Paulo é uma realização da Secretaria Municipal de Educação (SME), em parceria com a Secretaria de Relações Internacionais (SMRI) e da Cultura (SMC). A programação acontece até o sábado (23) no Centro Cultural São Paulo e na Biblioteca Mario de Andrade com palestras, saraus, contação de história, espetáculos teatrais e musicais, cursos, além de feira literária com 30 editoras e exposições imperdíveis.  Neste ano a programação descentralizada também acontece nos CEUs em todas as regiões da cidade até o final de agosto. 

Confira a programação na íntegra aqui

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Sme Divulga Números Do Programa Avança Saúde Escolar Otfalmologia
Leituraço Junho Migrante (emef Rosangela Rodrigues Vieira)
Emef Presidente João Pinheiro Projeto Trabalho

Estudantes da EMEF João Pinheiro debatem trabalho e direitos trabalhistas

Publicado em: 23/06/2025 6h26 - em Diretoria Regional de Educação Penha

Na imagem, duas crianças pequenas estão interagindo. À esquerda, uma menina deitada sorri, ela veste uma camiseta branca com o logo da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo. À direita, outra criança está sentada, concentrada na leitura de um livro colorido com ilustrações de personagens animados. No canto superior esquerdo, há o logotipo da XI Jornada Pedagógica.

SME promove a sua 11ª Jornada Pedagógica para profissionais da Educação Infantil Paulistana

Publicado em: 23/06/2025 6h19 - em Secretaria Municipal de Educação

fotografia de uma bola em primeiro plano e em segundo plano pessoas praticando esporte em uma quadra poliesportiva

Classificação final para Analista de Educação Física dos CEUs é divulgada

Publicado em: 23/06/2025 5h38 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

1 141 142 143 144 145 1.673