Notícias

Sonhar é preciso – Semana de Geografia na USP

Acompanhe a notícia escrita pela equipe BNE Imprensa Jovem sobre “Ciência para Redução de Desigualdades”

Publicado em: 21/11/2018 11h41 | Atualizado em: 07/12/2020

Breves_role_740x430.jpg
Matéria produzida pela equipe BNE Imprensa Jovem, da EMEF. Dr. João Augusto Breves

Nos dias 17 e 18 de outubro, durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), aconteceu o 1º Rolê Científico, evento no qual alunos participantes do Programa Imprensa Jovem, de várias escolas, tiveram a oportunidade de assistir palestras e realizar coletiva de imprensa com cientistas de renome internacional que trataram do tema “Ciência para Redução de Desigualdades”; além de conhecer diversos Museus e Centros de Pesquisas da Universidade de São Paulo (USP).

A equipe BNE Imprensa Jovem, da EMEF. Dr. João Augusto Breves, esteve presente no dia 18 de outubro, dia em que os Doutores Pedro Jaime, Cíntia Araújo e Ivan Siqueira abordaram o tema: Inserção Afrodescendente na Ciência e no Campo Empresarial. As discussões abordaram:

Negros e Negras no Mercado de Trabalho – em sua palestra o antropólogo, Dr. Pedro Jaime nos trouxe dados de sua pesquisa que apontam que no mundo empresarial o racismo ainda impera de uma forma bastante significativa, pois, segundo ele, apenas 4,7% dos cargos de direção das grandes empresas brasileiras são ocupados por negros e quando falamos de mulheres negras o quadro se agrava ainda mais, pois elas ocupam apenas 0,4% desses cargos diretivos.

Herança Escravagista na Administração – a Dr.ª Cíntia Araújo, Ph.D. em administração, nos esclarece que a questão do racismo na administração, provavelmente seja uma “herança” cultural do período escravagista, no qual o Negro era tido como um ser não pensante, havendo assim a necessidade de alguém para comandá-lo sempre. Daí se explicaria as barreiras colocadas para que os negros ocupem cargos de liderança nas grandes empresas.

Participação de Afrodescendentes na Ciência – o Prof.º Dr, Ivan Siqueira nos trouxe um panorama da contribuição dos negros para a Ciência desde 500 anos a.C. até os dias atuais. Destacando que por muitas vezes os conhecimentos legitimados por “brancos” tiveram origem em conhecimentos já adquiridos pelo povo negro.

Diante deste lamentável cenário de racismo e discriminação, que descobrimos ainda ser tão presente em nossa sociedade, escolhemos sonhar com um mundo mais igualitário e acreditar nas palavras ditas pelo Dr. Ivan Siqueira:

“Não são as dificuldades que a gente tem na nossa vida, em casa, que nos impedem; o que nos impede é quando a gente não consegue sonhar…”.

Matéria produzida por:
Gregory Yuri
Guilherme Rodrigues
Leandro Vagner
Naomi Yumi
Paloma Santos

Assista a reportagem:

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

fotografia de reunião Representantes da SME e da CGM alinham ações para a LGPD e governança de dados

SME e CGM alinham ações para a LGPD e governança de dados

Publicado em: 10/06/2025 6h13 - em Secretaria Municipal de Educação

Estudantes no palco durante concerto com Orquestra Sinfônica Brasileira na Sala São Paulo.

Estudantes participam de concerto com a Orquestra Sinfônica Brasileira

Publicado em: 09/06/2025 6h11 - em Diretoria Regional de Educação Ipiranga

Imagem com dois livros. Na esquerda está escrito

Estudantes participam de lançamento de livros na Câmara Municipal

Publicado em: 09/06/2025 4h10 - em Academia Estudantil de Letras

A imagem mostra uma reunião em uma sala bem iluminada, sendo o início do Programa Aprimorando Saberes. Seis pessoas estão sentadas ao redor de uma mesa retangular. Os participantes estão atentos alguns com papéis e canetas, outros com celulares.

SME dá início ao Programa Aprimorando Saberes

Publicado em: 09/06/2025 2h17 - em Secretaria Municipal de Educação

Educadores participam de uma visita mediada ao Museu Judaico de São Paulo. O grupo está reunido em uma sala iluminada por janelas amplas, onde há painéis coloridos com rostos históricos e uma parede com a pergunta “O que é ser judeu?”, acompanhada de retratos digitais e textos explicativos. Um mediador do museu conduz a atividade, enquanto os participantes observam com atenção.

Curso promove diálogo entre escola e Museu Judaico para fortalecer práticas antirracistas

Publicado em: 06/06/2025 5h11 - em Secretaria Municipal de Educação

1 22 23 24 25 26 1.548